Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/44
Título: A Campanha Ecológica do Comitê de Defesa da Ilha de São Luís (1980- 1984): uma proposta pedagógica para a integração entre Educação Ambiental e Ensino de História.
Autor(es): Araújo, Ana Raquel Alves de
Data do documento: 2017
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo discutir a inserção da educação ambiental no ensino de história a partir da trajetória do primeiro movimento ecológico maranhense, o Comitê de Defesa da Ilha de São Luís. Esse movimento surgiu em 1980 e empreendeu uma campanha contra a instalação de uma sucursal da ALCOA (Aluminium Company of American), considerada a transnacional mais poderosa do setor de fabricação de alumina e de alumínio primário. Inicialmente, foram discutidos os fundamentos da questão ecológica, e suas consequências, como a proposição da educação ambiental. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia utilizada para analisar o surgimento dos novos movimentos sociais no Brasil durante a Redemocratização, incluído o movimento ecológico. Posteriormente, foi realizada a análise de fontes da imprensa escrita, especificamente reportagens do “Jornal Pequeno”, para a construção da trajetória do Comitê entre os anos de 1980 e 1984. Os resultados da pesquisa possibilitaram a escrita de sugestões para o uso da temática em sala de aula permitindo a inserção da educação ambiental no componente curricular de história
Palavras-chave: Ensino de História
Educação ambiental
Movimento ecológico
Comitê de Defesa da Ilha de São Luís
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA RAQUEL ALVES DE ARAÚJO.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.