Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/438
Título: Melhoria dos indicadores físicos de um argissolo coeso por meio da aplicação de gesso e biomassa de leguminosas arbóreas.
Autor(es): Sena, Virley Gardeny Lima
Data do documento: 2015-01-28
Editor: UEMA
Resumo: Em regiões de trópicos úmidos, uma combinação de fatores relacionados às condições de rootability do solo contribuir para reduções nas eficiências de uso de nutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efeitos combinados da aplicação de gesso e cobertura morta de árvores leguminosas no solo rootability na zona radicular, crescimento radicular e eficiência de recuperação de fósforo em milho plantado em um solo franco arenoso propenso à coesão. O experimento foi conduzido em um bloco randomizado delineamento com quatro repetições e os tratamentos: controle, sem resíduo e gesso (C); resíduo leguminoso (L); resíduo leguminoso e 6 t / ha de gesso (LG6); uréia, 6 t / ha de gesso (UG6); resíduo leguminoso, uréia e 6 t / ha de gesso (LUG6); e leguminosas resíduo, uréia e 12 t / ha de gesso (LUG12). Gesso e resíduos leguminosos podem aumentar a rootabilidade do solo quando aplicado em solos tropicais devido aos efeitos combinados aumento da porosidade e diminuição da força de penetração. Estes efeitos facilitam o crescimento das raízes camadas mais profundas do solo e promover a absorção de fósforo. Aplicação de aumentos de resíduos de colheita a entrada e retenção de cálcio derivado do gesso nas camadas inferiores. O uso de grandes quantidades de gesso com resíduo, apesar de um forte aumento na absorção de fósforo milho, não resultou em um aumento proporcional na produção de matéria seca. Dado o pequeno diferenças no teor de cálcio entre os tratamentos com 6 e 12 t / ha, parcelling aplicação de gesso em combinação com aplicações de resíduos, ao invés de administrar um dose única alta, é recomendada para solos tropicais arenosos com baixa retenção de cátions capacidades.
Palavras-chave: Nitrogênio
Fósforo
Uso de nutrientes
Eficiência
Solo franco arenoso
Coesão
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIRLEY GARDENY LIMA SENA.pdf795.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.