Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4371
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Francileide Tavares-
dc.date.accessioned2025-03-10T18:41:33Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T18:41:33Z-
dc.date.issued2023-07-19-
dc.identifier.citationCHAVES, Francileide Tavares. Laboratórios de ciências nas escolas públicas de ensino fundamental de Caxias - MA: disponibilidade e estrutura para o ensino experimental. 2023. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Naturais) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2023. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4371pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4371-
dc.description.abstractLaboratory practices can function as an interaction of theoretical classes, as a powerfulcatalyst in the process of acquiring new knowledge, as living a certain experience facilitates the learning of content related to it. As a methodological strategy, we opted for the research ofa field study with a quantitative and qualitative approach and a descriptive character. For the survey of the current structural condition and policies adopted in the laboratories of the schools, the adapted checklist methodology was used. In addition, check the requirements of the Regulatory Standards (NR) in order to evaluate the organization of work safety, PPE, signaling and identification, among others. The objective of this work was to analyze the availability and structure of science teaching laboratories in elementary schools in the municipal network of the city of Caxias-MA. The study revealed that from the data obtainedin this research, it is concluded that the Science Laboratories are of great relevance to servethe students of the municipal public network of Elementary School in the peripheral regionsof the city of Caxias. Although the implementation of the laboratories is still in its infancy,the professionals who are in charge of the projects are all trained, with at least training in Licentiatept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamental da rede Municipal da cidade de Caxias-MApt_BR
dc.subjectA importância da experimentação no ensino de ciênciapt_BR
dc.subjectDesafios para o uso do laboratório na escolapt_BR
dc.subjectExperimentationpt_BR
dc.subjectPractical Classespt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectElementary Education in the Municipal Network of the City of Caxias-MApt_BR
dc.subjectThe Importance of Experimentation in Science Teachingpt_BR
dc.subjectChallenges for Using the Laboratory in Schoolspt_BR
dc.titleLaboratórios de ciências nas escolas públicas de ensino fundamental de Caxias-MA: disponibilidade e estrutura para o ensino experimentalpt_BR
dc.title.alternativeScience laboratories in public elementary schools in Caxias-MA: availability and structure for experimental teachingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCHAVES, F. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7029724740915243pt_BR
dc.contributor.advisor1Câmara, Joseleide Teixeira-
dc.contributor.advisor1IDCÂMARA, J. T.;CÂMARA, JOSELEIDE TEIXEIRA;CÂMARA, JOSELEIDE T.;CÂMARA JOSELEIDE;CÂMARA, JOSELEIDEpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3052168234480822pt_BR
dc.contributor.referee1Câmara, Joseleide Teixeira-
dc.contributor.referee1IDCÂMARA, J. T.;CÂMARA, JOSELEIDE TEIXEIRA;CÂMARA, JOSELEIDE T.;CÂMARA JOSELEIDE;CÂMARA, JOSELEIDEpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3052168234480822pt_BR
dc.contributor.referee2Assunção, Diego Antonio Brito-
dc.contributor.referee2IDASSUNÇÃO, D. A. B.;ASSUNÇÃO, DIEGO ANTONIO BRITOpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551605122057215pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Luiza Carla Barbosa-
dc.contributor.referee3IDASSUNÇÃO, D. A. B.;ASSUNÇÃO, DIEGO ANTONIO BRITOpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551605122057215pt_BR
dc.description.resumoAs práticas laboratoriais podem funcionar como uma interação das aulas teóricas, como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos, pois a vivência de certa experiência facilita a aprendizagem do conteúdo a ela relacionado, com isso. Como estratégia metodológica optou-se pela pesquisa de um estudo de campo com abordagem qualitativa e caráter descritivo. Para o levantamento da atual condição estrutural e políticas adotadas nos Laboratórios das escolas, foi utilizado a metodologia de lista de verificação (checklist), adaptada. Além disso, verificar quesitos das Normas Regulamentadores (NRs) de maneira a avaliar a organização da segurança do trabalho, EPIs, sinalização e identificação entre outros. O trabalho teve como objetivo analisar a disponibilidade e estrutura dos laboratórios do ensino de ciências das escolas de ensinofundamenta da rede Municipal da cidade de Caxias MA. O estudo revelou que a partir dos dados obtidos nesta pesquisa, conclui-se que os Laboratórios de Ciência são de grande relevância para atender os estudantes da rede pública municipal do Ensino Fundamental nas regiões periféricas da cidade de Caxias. Apesar da implantação dos laboratórios ainda ser embrionária, mas os profissionais que estão à frente dos projetos são todos capacitados, com no mínimo, formação em Licenciaturapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Naturaispt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - FRANCILEIDE TAVARES CHAVES - CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS CAXIAS UEMA 2023.pdfPDFA1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.