Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4370
Título: Abordagens metodológicas no ensino de botânica na educação básica: uma análise bibliográfica
Título(s) alternativo(s): Methodological approaches in teaching botany in basic education: a bibliographic analysis
Autor(es): Gaído, Leticia Costa
Orientador: Conceição, Gonçalo Mendes da
Membro da Banca: Conceição, Gonçalo Mendes da
Membro da Banca: Gonçalves, Anastácia dos Santos
Membro da Banca: Rocha, Alexandre Fernando Rodrigues
Data do documento: 2023
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Aprender Botânica requer a realização de atividades práticas, elas permitem que os alunos vivenciem os conteúdos ensinados pelos professores. Nesse sentido, é importante que os educadores estejam cientes da falta de interesse pela Botânica e se esforcem para tornar as aulas mais atraentes, despertando o interesse dos alunos pelo estudo das plantas. As dificuldades no processo de ensino aprendizagem em Botânica tornam esse problema ainda mais evidente, para os estudantes e professores. Nesse sentido, o estudo se objetivou em linhas gerais; analisar o processo educacional da Botânica na educação básica, em especificamente, realizar uma revisão bibliográfica de estudos e pesquisas relacionados ao ensino de botânica e analisar como o ensino de Botânica pode ser melhorado nas escolas de ensino fundamental anos finais. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisadas pesquisas recentes. No processo de compilação do material bibliográfico, foram selecionados e analisados 10 trabalhos entre o ano de 2013 a 2019, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os trabalhos analisados foram conduzidos nas turmas do 7º ano do ensino fundamental II o que correspondeu 40% e 2º ano do ensino médio com 60%. Buscou-se identificar, de forma subjetiva em cada estudo, os principais problemas didáticos encontrados, os recursos de ensino utilizados e os resultados obtidos. O estudo revelou que as escolas precisam melhorar o ensino de Botânica, o que exige a capacitação contínua dos professores e a criação de novos materiais pedagógicos. Portanto, cabe ao professor encontrar maneiras claras, relevantes e realistas de apresentar o conteúdo aos alunos, indo além do uso exclusivo de livros didáticos como ferramenta para orientar o ensino
Resumo: Learning Botany requires the realization of practical activities, they allow students to experience the contents taught by teachers. In this sense, it is important that educators are aware of the lack of interest in Botany and strive to make classes more attractive, arousing students' interest in the study of plants. The difficulties in the teaching-learning process in Botany make this problem even more evident for students and teachers. In this sense, the study aimed in general lines; analyze the educational process of Botany in basic education, specifically, carry out a bibliographic review of studies and research related to the teaching of botany and analyze how the teaching of Botany can be improved in elementary schools final years. A qualitative research was carried out, in which recent research was analyzed. In the process of compiling the bibliographic material, 10 works were selected and analyzed between 2013 and 2019, in the final years of elementary and high school. The analyzed works were conducted in the 7th year of elementary school II, which corresponded to 40% and 2nd year of high school with 60%. It was sought to identify, subjectively in each study, the main didactic problems encountered, the teaching resources used and the results obtained. The study revealed that schools need to improve the teaching of Botany, which requires the continuous training of teachers and the creation of new pedagogical materials. Therefore, it is up to the teacher to find clear, relevant and realistic ways to present the content to students, going beyond the exclusive use of textbooks as a tool to guide teaching
Palavras-chave: Aprendizagem significativa
Botânica interessante
Estratégia de Ensino
Revisão bibliográfica
Ensino botânico na educação básica
Meaningful learning
Interesting botany
Teaching strategy
Literature review
Botanical education in basic education
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - LETICIA COSTA GAIDO - CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS CAXIAS UEMA 2023.pdf250.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.