Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4318
Título: A in-visibilidade da pessoa com deficiência no ensino público superior e suas implicações no âmbito trabalhista: condições de acessibilidade na educação pública em uma universidade de São Luís/MA
Título(s) alternativo(s): The invisibility of people with disabilities in public higher education and its implications in the labor field: accessibility conditions in public education at a university in São Luís/MA
Autor(es): Sousa, Alilith Serra
Orientador: Demetrio, Jaqueline Alves da Silva
Membro da Banca: Góis Júnior, José Caldas
Data do documento: 2025-02-17
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A invisibilidade da pessoa com deficiência no ensino público superior e suas implicações no âmbito trabalhista constitui o tema central desta pesquisa monográfica. A análise tem como foco a análise do acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior, considerando a importância da inclusão educacional para a qualificação profissional e a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. A pesquisa se fundamenta no desenvolvimento das políticas públicas e das legislações voltadas à acessibilidade. O objetivo geral deste estudo é examinar de que forma o Estado garante acesso das pessoas com deficiência às universidades públicas, de que forma se promove a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência e como essas condições impactam suas oportunidades no mercado de trabalho. Como objetivos específicos, busca-se analisar a inclusão social de pessoas com deficiência, partindo da aplicação das políticas públicas de inclusão no ensino superior; identificar barreiras estruturais e atitudinais que dificultam o acesso ao ensino superior e; avaliar normas institucionais, como editais de vestibulares e concursos da Universidade Estadual do Maranhão. A pesquisa adota uma abordagem dedutiva, partindo de análise geral, para chegar aos seus resultados específicos. O referencial teórico foi desenvolvido com base na análise bibliográfica, documental e legislativa sobre o tema. Esse estudo viabilizou a reflexão acerca dos impactos do acesso ao ensino superior para pessoas com deficiência a seu ingresso no mercado de trabalho
Resumo: The invisibility of people with disabilities in public higher education and its implications in the labor market constitute the central theme of this monographic research. The analysis focuses on examining the access of people with disabilities to higher education, considering the importance of educational inclusion for professional qualification and their integration into the job market. The research is based on the development of public policies and legislation aimed at accessibility. The general objective of this study is to examine how the State ensures access for people with disabilities to public universities, how accessibility and inclusion of students with disabilities are promoted, and how these conditions impact their opportunities in the labor market. Specifically, the study seeks to analyze the social inclusion of people with disabilities by assessing the application of public inclusion policies in higher education, identifying structural and attitudinal barriers that hinder access to higher education, and evaluating institutional regulations such as entrance exam and selection notices from the State University of Maranhão. The research adopts a deductive approach, moving from a general analysis to specific findings, and its theoretical framework was developed based on bibliographic, documentary, and legislative analysis about the theme. This study enabled a reflection on the impacts of access to higher education for people with disabilities on their entry into the labor market
Palavras-chave: Acessibilidade
Ensino superior
Inclusão
Mercado de trabalho
Pessoa com deficiência
Inclusão social
Deficiência no Brasil
Empregabilidade da pessoa com deficiência
Accessibility
Higher education
Inclusion
Job market
Person with disability
Social inclusion
Disability in Brazil
Employability of people with disabilities
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Direito CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - ALILITH SERRA SOUSA - CCSA UEMA 2025.pdf432.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.