Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4304
Título: Literatura de cordel no Maranhão: Experienciando biografias e Ensino de História em sala de aula
Autor(es): Rabelo, Silviney Amaral
Orientador: Zierer, Adriana Maria de Souza
Membro da Banca: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Membro da Banca: Oliveira, Solange Pereira
Data do documento: 2024-04-04
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso explora a Literatura de Cordel como um recurso para a compreensão da História e da Cultura Popular. Inicialmente, destaca-se o potencial pedagógico do cordel e a ampla variedade de temas que podem ser abordados por meio dessa forma literária, englobando a Cultura Maranhense e temas históricos, incluindo o período Medieval. Além disso, a monografia apresenta um pouco da produção feminina e os avanços conquistados ao longo do tempo, e foca na trajetória de vida e a significativa contribuição de duas cordelistas: Raimunda Frazão e Júlia Constança Camêlo, ressaltando suas ações na promoção e preservação da cultura popular através dos cordéis. No último capítulo, aborda a experiência prática de um projeto cultural intitulado Cultura Popular na Escola: O Maranhão e o Medievo em Cordéis, realizado em uma escola pública, Centro de Ensino Maria José Aragão, nos anos de 2021 a 2022, demonstrando a importância e eficácia do cordel como instrumento educacional e cultural.
Resumo: This course completion project explores Cordel Literature as a resource for understanding History and Popular Culture. Initially, it highlights the pedagogical potential of cordel and the wide variety of themes that can be addressed through this literary form, encompassing Maranhense culture and historical topics, including the Medieval period. Additionally, the monograph provides insights into female production and the advancements achieved over time, focusing on the life trajectory and significant contribution of two cordelists: Raimunda Frazão and Júlia Constança Camêlo, emphasizing their actions in promoting and preserving popular culture through cordels. In the last chapter, it addresses the practical experience of a cultural project titled 'Popular Culture in School: Maranhão and the Middle Ages in Cordels,' conducted at a public school, Centro de Ensino Maria José Aragão, from 2021 to 2022, demonstrating the importance and effectiveness of cordel as an educational and cultural instrument.
Palavras-chave: Literatura de Cordel
Cultura Popular
História
Cordelistas
Ensino
Cultura maranhense
Período Medieval
mulheres cordelistas
Raimunda Frazão
Júlia Constança Camêlo
Cordel Literature
Centro de Ensino Maria José Aragão
Teaching
Medieval Period
History
Popular Culture
cordelist women
Maranhão culture
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SILVINEY AMARAL RABELO - HISTÓRIA UEMA 2024 (1).pdfPDF1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.