Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRabelo, Silviney Amaral-
dc.date.accessioned2025-02-25T16:42:23Z-
dc.date.available2025-02-25-
dc.date.available2025-02-25T16:42:23Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationRabelo, Silviney Amaral. Literatura de cordel no Maranhão: Experienciando biografias e Ensino de História em sala de aula. 2024. 104f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4304pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4304-
dc.description.abstractThis course completion project explores Cordel Literature as a resource for understanding History and Popular Culture. Initially, it highlights the pedagogical potential of cordel and the wide variety of themes that can be addressed through this literary form, encompassing Maranhense culture and historical topics, including the Medieval period. Additionally, the monograph provides insights into female production and the advancements achieved over time, focusing on the life trajectory and significant contribution of two cordelists: Raimunda Frazão and Júlia Constança Camêlo, emphasizing their actions in promoting and preserving popular culture through cordels. In the last chapter, it addresses the practical experience of a cultural project titled 'Popular Culture in School: Maranhão and the Middle Ages in Cordels,' conducted at a public school, Centro de Ensino Maria José Aragão, from 2021 to 2022, demonstrating the importance and effectiveness of cordel as an educational and cultural instrument.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectCultura Popularpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCordelistaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectCultura maranhensept_BR
dc.subjectPeríodo Medievalpt_BR
dc.subjectmulheres cordelistaspt_BR
dc.subjectRaimunda Frazãopt_BR
dc.subjectJúlia Constança Camêlopt_BR
dc.subjectCordel Literaturept_BR
dc.subjectCentro de Ensino Maria José Aragãopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMedieval Periodpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectPopular Culturept_BR
dc.subjectcordelist womenpt_BR
dc.subjectMaranhão culturept_BR
dc.titleLiteratura de cordel no Maranhão: Experienciando biografias e Ensino de História em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDRABELO, S. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1206867633116992pt_BR
dc.contributor.advisor1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.advisor1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Solange Pereira-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, S. P.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156276785073329pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso explora a Literatura de Cordel como um recurso para a compreensão da História e da Cultura Popular. Inicialmente, destaca-se o potencial pedagógico do cordel e a ampla variedade de temas que podem ser abordados por meio dessa forma literária, englobando a Cultura Maranhense e temas históricos, incluindo o período Medieval. Além disso, a monografia apresenta um pouco da produção feminina e os avanços conquistados ao longo do tempo, e foca na trajetória de vida e a significativa contribuição de duas cordelistas: Raimunda Frazão e Júlia Constança Camêlo, ressaltando suas ações na promoção e preservação da cultura popular através dos cordéis. No último capítulo, aborda a experiência prática de um projeto cultural intitulado Cultura Popular na Escola: O Maranhão e o Medievo em Cordéis, realizado em uma escola pública, Centro de Ensino Maria José Aragão, nos anos de 2021 a 2022, demonstrando a importância e eficácia do cordel como instrumento educacional e cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SILVINEY AMARAL RABELO - HISTÓRIA UEMA 2024 (1).pdfPDF1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.