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Título: Dilemas e possibilidades no ensino de história no meio rural de Gonçalves Dias – MA: caminhos trilhados a partir das vivências em sala de aula
Autor(es): Cruz, Thiago de Jesus Araújo
Data do documento: 2016-09-14
Editor: UEMA
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a prática docente no ensino de História nas escolas de ensino fundamental maior do meio rural do munícipio de Gonçalves Dias – MA, ressaltando a importância do educador lançar mão dos recursos e possibilidades a seu alcance para dinamizar as aulas de História. Buscou-se ainda identificar como se dá o processo ensino-aprendizagem da disciplina História nas escolas do meio rural desse munícipio; discutir a realidade do ensino no meio rural e o papel relegado à mesma pelas políticas públicas; conhecer as representações construídas por professores e alunos sobre o ensino dessa disciplina e, por fim, propor sugestões didático-metodológicas para dinamizar o ensino de História. Para esse empreendimento, considera-se não apenas aqueles saberes construídos em sala de aula, mas também os construídos na convivência social, na cultura, no lazer e nos movimentos cotidianos. A sala de aula é um espaço específico de sistematização, análise e de síntese das aprendizagens constituindo-se, assim, em um local de encontro das diferenças, pois é nela que se produzem novas formas de ver, estar e se relacionar com o mundo. A literatura na área educacional tem mostrado a importância destacada das relações entre docentes/discentes no processo de progressão do ensino/aprendizagem. Apesar dessa constatação, a condição de funcionamento dos estabelecimentos existentes no meio rural continua não recebendo a devida atenção por parte das autoridades competentes, refletindo, com isso, o descaso que vem sendo reservado a essa parcela da população brasileira no decorrer de sua existência. Para realização deste trabalho foram utilizados diferentes procedimentos metodológicos, tais como: revisão bibliográfica da literatura especializada, aplicação de questionários aos alunos e de entrevistas aos professores para perceber como vem se dando a construção e reconstrução do pensamento durante o processo ensino/aprendizagem nas escolas analisadas. Considerando esse processo, foi analisada a problemática educacional, desde a valorização e disponibilidade de recursos que a escola oferta, à formação dos professores, até as demandas e carências cognitivas dos alunos. No processo de análise do material coletado foram percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de História ao desenvolverem sua prática pedagógica e, nesse sentido, foram propostas medidas didático-metodológicas que auxiliassem no fazer desses profissionais. Os resultados da pesquisa possibilitam a escrita de uma proposta para melhorar a prática escolar no ensino de História para as escolas do meio rural de Gonçalves Dias – MA. Embora exista um discurso de que a maioria dos professores utilize em sua prática docente a reflexão crítica, sabe-se que existem ainda muitas limitações no que se refere ao trabalho em sala de aula
Palavras-chave: Ensino de história
Práticas educativas
Ensino aprendizagem
Meio rural
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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