Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4297
Título: | O cinema como ferramenta para o ensino de história e o debate sobre os povos indígenas |
Autor(es): | Mota, Edson André Rosa |
Orientador: | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Ximendes, Carlos Alberto |
Membro da Banca: | Barbosa, Viviane de Oliveira |
Data do documento: | 2024-04-01 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este trabalho versa sobre o cinema como ferramenta para o ensino de história e o debate sobre os povos indígenas, e tem como principal objetivo analisar os fatores que fazem do filme uma importante ferramenta pedagógica tanto para o ensino de História como para o estudo da cultura dos povos indígenas. O cinema é um recurso que nos permite conhecer, descobrir, entender, nos emocionar e educar, e diante dessas possibilidades, o filme na sala de aula certamente pode ser um recurso pedagógico de grande importância, pois permite aos professores uma quebra na rotina das aulas expositivas centradas apenas nos livros didáticos, dessa forma, contribui para o processo do ensino e aprendizagem e na contextualização daquilo que é ensinado na escola. A pesquisa foi desenvolvida em formato bibliográfico e de campo, e a coleta de dados foi efetivada através da participação de 10 (dez) alunos que cursam o 6º ano do instituto socio educacional Betel, localizada no bairro João Paulo, São Luís – MA. Os resultados indicam que o filme se configura como um componente didático imprescindível para complementar o ensino de História de maneira lúdica e dinâmica, pois o aluno pode ter contato com diferentes culturas, compreender a sua formação historiográfica e as lutas empreendidas por vários grupos sociais ao longo dos séculos. |
Resumo: | This work deals with Movie theater as a tool for teaching history and the debate about indigenous peoples, and its main objective is to analyze the factors that make film an important pedagogical tool both for teaching History and for studying the culture of indigenous peoples. Indian people.Movie theater is a resource that allows us to know, discover, understand, move, and educate, and given these possibilities, film in the classroom can certainly be a pedagogical resource of great importance, as it allows teachers a break from the routine of classes. expository focused only on textbooks, thus contributing to the teaching, and learning process and the contextualization of what is taught at school. The research was developed in a bibliographic and field format, and data collection was carried out through the participation of 10 (ten) students studying the 6th year of Escola Communitarian Betel, located in the João Paulo neighborhood, São Luís – MA. The results indicate that the film is an essential teaching component to complement the teaching of History in a playful and dynamic way, as the student can have contact with different cultures, understand their historiographical formation and the struggles undertaken by various social groups throughout of centuries. |
Palavras-chave: | Cinema Ensino de história Povos indígenas filme São Luís Maranhão João Paulo Cine Indigenous people History teaching |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - EDSON ANDRÉ ROSA MOTA - HISTÓRIA UEMA 2024 (1).pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.