Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4297
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Edson André Rosa-
dc.date.accessioned2025-02-24T17:57:42Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T17:57:42Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationMOTA, Edson André Rosa. O cinema como ferramenta para o ensino de história e o debate sobre os povos indígenas. 2024. 68f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4297pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4297-
dc.description.abstractThis work deals with Movie theater as a tool for teaching history and the debate about indigenous peoples, and its main objective is to analyze the factors that make film an important pedagogical tool both for teaching History and for studying the culture of indigenous peoples. Indian people.Movie theater is a resource that allows us to know, discover, understand, move, and educate, and given these possibilities, film in the classroom can certainly be a pedagogical resource of great importance, as it allows teachers a break from the routine of classes. expository focused only on textbooks, thus contributing to the teaching, and learning process and the contextualization of what is taught at school. The research was developed in a bibliographic and field format, and data collection was carried out through the participation of 10 (ten) students studying the 6th year of Escola Communitarian Betel, located in the João Paulo neighborhood, São Luís – MA. The results indicate that the film is an essential teaching component to complement the teaching of History in a playful and dynamic way, as the student can have contact with different cultures, understand their historiographical formation and the struggles undertaken by various social groups throughout of centuries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectfilmept_BR
dc.subjectSão Luíspt_BR
dc.subjectMaranhãopt_BR
dc.subjectJoão Paulopt_BR
dc.subjectCinept_BR
dc.subjectIndigenous peoplept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.titleO cinema como ferramenta para o ensino de história e o debate sobre os povos indígenaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDMOTA, E. A. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Ximendes, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1IDXIMENDES, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223675574026944pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.referee2IDBARBOSA, V. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho versa sobre o cinema como ferramenta para o ensino de história e o debate sobre os povos indígenas, e tem como principal objetivo analisar os fatores que fazem do filme uma importante ferramenta pedagógica tanto para o ensino de História como para o estudo da cultura dos povos indígenas. O cinema é um recurso que nos permite conhecer, descobrir, entender, nos emocionar e educar, e diante dessas possibilidades, o filme na sala de aula certamente pode ser um recurso pedagógico de grande importância, pois permite aos professores uma quebra na rotina das aulas expositivas centradas apenas nos livros didáticos, dessa forma, contribui para o processo do ensino e aprendizagem e na contextualização daquilo que é ensinado na escola. A pesquisa foi desenvolvida em formato bibliográfico e de campo, e a coleta de dados foi efetivada através da participação de 10 (dez) alunos que cursam o 6º ano do instituto socio educacional Betel, localizada no bairro João Paulo, São Luís – MA. Os resultados indicam que o filme se configura como um componente didático imprescindível para complementar o ensino de História de maneira lúdica e dinâmica, pois o aluno pode ter contato com diferentes culturas, compreender a sua formação historiográfica e as lutas empreendidas por vários grupos sociais ao longo dos séculos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - EDSON ANDRÉ ROSA MOTA - HISTÓRIA UEMA 2024 (1).pdfPDF1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.