Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4295
Título: | A literatura indígena como recurso didático no ensino não indígena |
Autor(es): | Santos, Bianca de Oliveira |
Orientador: | Santos, Sandra Regina Rodrigues dos |
Membro da Banca: | Camêlo, Júlia Constança Pereira |
Membro da Banca: | Messias, Bianca Trindade |
Data do documento: | 2024-04-02 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente estudo analisa as bases teóricas que sustentam a relevância da literatura indígena, objetivando demonstrar sua potencialidade como um recurso didático para o ensino da história desses grupos étnicos, com este fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a análise de alguns capítulos de dois livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental, Historiar dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, e o livro Teláres dos autores Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino. E por fim, para demonstrar o papel educativo das literaturas indígenas no ensino básico, realizou-se a análise do livro indígena “Antes o mundo não existia” dos autores, Luiz Gomes Lana e Firmiano Arantes Lana, que conta sobre a mitologia do povo Desana Hehípõrã. Diante da análise foi construída uma sequência didática para uma aula do 9º ano do ensino fundamental, fazendo uso do livro didático e do livro indígena. Acredita-se que uma aula planejada desta forma possibilitará uma maior compreensão sobre temas como mito, cultura, violência, modos de ser, fazer e pensar, os direitos dos povos indígenas ao longo dos anos. |
Resumo: | The present study analyzes the theoretical bases that support the relevance of indigenous literature, aiming to demonstrate its potential as a didactic resource for the teaching of the history of these ethnic groups, to this end, a bibliographical research was carried out, the analysis of some chapters of two textbooks of the 9th grade of elementary school, Historiar of the authors Gilberto Cotrim and Jaime Rodrigues, and the book Teláres of the authors Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino. And finally, to demonstrate the educational role of indigenous literatures in basic education, the analysis of the indigenous book "Before the world did not exist" of the authors, Luiz Gomes Lana and Firmiano Arantes Lana, who tells about the mythology of the Desana Hehípõrã people. Before the analysis was built a didactic sequence for a class of the 9th grade of elementary school, making use of the textbook and the indigenous book. It is believed that a class planned in this way will enable a greater understanding of themes such as myth, culture, violence, ways of being, doing and thinking, the rights of indigenous peoples over the years. |
Palavras-chave: | Ensino de história Literatura indígena Livro didático ensino fundamental Historiar Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues Teláres Cláudio Vicentino José Bruno Vicentino Antes o mundo não existia Luiz Gomes Lana Firmiano Arantes Lana mitologia History teaching Textbook History Before the world did not exist Indigenous literature elementary school mythology |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - BIANCA DE OLIVEIRA SANTOS - HISTÓRIA UEMA 2024.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.