Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4295
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Bianca de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-02-24T17:07:16Z-
dc.date.available2025-02-24-
dc.date.available2025-02-24T17:07:16Z-
dc.date.issued2024-04-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Bianca de Oliveira. A literatura indígena como recurso didático no ensino não indígena. 2024. 60f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4295pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4295-
dc.description.abstractThe present study analyzes the theoretical bases that support the relevance of indigenous literature, aiming to demonstrate its potential as a didactic resource for the teaching of the history of these ethnic groups, to this end, a bibliographical research was carried out, the analysis of some chapters of two textbooks of the 9th grade of elementary school, Historiar of the authors Gilberto Cotrim and Jaime Rodrigues, and the book Teláres of the authors Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino. And finally, to demonstrate the educational role of indigenous literatures in basic education, the analysis of the indigenous book "Before the world did not exist" of the authors, Luiz Gomes Lana and Firmiano Arantes Lana, who tells about the mythology of the Desana Hehípõrã people. Before the analysis was built a didactic sequence for a class of the 9th grade of elementary school, making use of the textbook and the indigenous book. It is believed that a class planned in this way will enable a greater understanding of themes such as myth, culture, violence, ways of being, doing and thinking, the rights of indigenous peoples over the years.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectensino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistoriarpt_BR
dc.subjectGilberto Cotrimpt_BR
dc.subjectJaime Rodriguespt_BR
dc.subjectTelárespt_BR
dc.subjectCláudio Vicentinopt_BR
dc.subjectJosé Bruno Vicentinopt_BR
dc.subjectAntes o mundo não existiapt_BR
dc.subjectLuiz Gomes Lanapt_BR
dc.subjectFirmiano Arantes Lanapt_BR
dc.subjectmitologiapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectBefore the world did not existpt_BR
dc.subjectIndigenous literaturept_BR
dc.subjectelementary schoolpt_BR
dc.subjectmythologypt_BR
dc.titleA literatura indígena como recurso didático no ensino não indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSANTOS, B. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5646700946013751pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.referee1IDSANTOS, S. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Bianca Trindade-
dc.contributor.referee2IDMESSIAS, B. T.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097276648664823pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo analisa as bases teóricas que sustentam a relevância da literatura indígena, objetivando demonstrar sua potencialidade como um recurso didático para o ensino da história desses grupos étnicos, com este fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a análise de alguns capítulos de dois livros didáticos do 9º ano do ensino fundamental, Historiar dos autores Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues, e o livro Teláres dos autores Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino. E por fim, para demonstrar o papel educativo das literaturas indígenas no ensino básico, realizou-se a análise do livro indígena “Antes o mundo não existia” dos autores, Luiz Gomes Lana e Firmiano Arantes Lana, que conta sobre a mitologia do povo Desana Hehípõrã. Diante da análise foi construída uma sequência didática para uma aula do 9º ano do ensino fundamental, fazendo uso do livro didático e do livro indígena. Acredita-se que uma aula planejada desta forma possibilitará uma maior compreensão sobre temas como mito, cultura, violência, modos de ser, fazer e pensar, os direitos dos povos indígenas ao longo dos anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - BIANCA DE OLIVEIRA SANTOS - HISTÓRIA UEMA 2024.pdfPDF1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.