Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4266
Título: A educação musical psicoterapêutica no desenvolvimento da linguagem oral da criança: um relato de experiência
Título(s) alternativo(s): Psychotherapeutic musical education in the development of children's oral language: an experience report
Autor(es): Silva, Tayná Cristina Andrade da
Orientador: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Santos, Heloisa Cardoso Varão
Data do documento: 2025-01-29
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de investigar como a Educação Musical Psicoterapêutica associada à Terapia de Linguagem Infantil pode ajudar no processo do desenvolvimento da linguagem oral. O artigo aborda inicialmente a importância da Educação Musical no desenvolvimento infantil e faz relação entre a terapia de linguagem com a Educação Musical Psicoterapêutica (EMP) no processo de intervenção. A pesquisa é de caráter qualitativo e dialoga entre Pesquisa Bibliográfica e o Relato de Experiência. Foram aplicadas cinco atividades de Educação Musical Psicoterapêutica atrelada à Terapia de Linguagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados mostraram que as atividades de Educação Musical Psicoterapêutica junto com a Terapia de linguagem favoreceram o processo de desenvolvimento da linguagem oral, dos aspectos, social, emocional e cognitivo. A pesquisa revelou dessa forma que a Educação Musical é uma ferramenta poderosa para estimular Crianças com TEA que apresentam alteração na linguagem
Resumo: This article aims to investigate how Psychotherapeutic Music Education associated with Child Language Therapy can help in the process of oral language development. The article initially addresses the importance of Music Education in child development and relates language therapy with Psychotherapeutic Music Education (PME) in the intervention process. The research is qualitative in nature and dialogues between Bibliographic Research and Experience Reports. Five Psychotherapeutic Music Education activities were applied together with Language Therapy for a child with Autism Spectrum Disorder (ASD). The results showed that Psychotherapeutic Music Education activities together with Language Therapy favored the process of oral language development, social, emotional and cognitive aspects. The research revealed that Music Education is a powerful tool for stimulating children with ASD who present language disorders
Palavras-chave: Desenvolvimento da Linguagem Oral
Educação Musical
Educação Musical Psicoterapêutica
Terapia de Linguagem
Educação Musical no desenvolvimento infantil
Relação entre Educação Musical Psicoterapêutica e Terapia de Linguagem
Terapia de Linguagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Oral Language Development
Music Education
Psychotherapeutic Music Education
Language Therapy
Music Education in Child Development
Relationship between Psychotherapeutic Music Education and Language Therapy
Language Therapy for a child with Autism Spectrum Disorder (ASD)
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - TAYNÁ CRISTINA ANDRADE DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2025.pdfPDFA609.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.