Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4266
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Tayná Cristina Andrade da-
dc.date.accessioned2025-02-07T18:41:56Z-
dc.date.available2025-02-07-
dc.date.available2025-02-07T18:41:56Z-
dc.date.issued2025-01-29-
dc.identifier.citationSILVA, Tayná Cristina Andrade da. A educação musical psicoterapêutica no desenvolvimento da linguagem oral da criança: um relato de experiência. 2025. 53f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2025. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4266pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4266-
dc.description.abstractThis article aims to investigate how Psychotherapeutic Music Education associated with Child Language Therapy can help in the process of oral language development. The article initially addresses the importance of Music Education in child development and relates language therapy with Psychotherapeutic Music Education (PME) in the intervention process. The research is qualitative in nature and dialogues between Bibliographic Research and Experience Reports. Five Psychotherapeutic Music Education activities were applied together with Language Therapy for a child with Autism Spectrum Disorder (ASD). The results showed that Psychotherapeutic Music Education activities together with Language Therapy favored the process of oral language development, social, emotional and cognitive aspects. The research revealed that Music Education is a powerful tool for stimulating children with ASD who present language disorderspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da Linguagem Oralpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectEducação Musical Psicoterapêuticapt_BR
dc.subjectTerapia de Linguagempt_BR
dc.subjectEducação Musical no desenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectRelação entre Educação Musical Psicoterapêutica e Terapia de Linguagempt_BR
dc.subjectTerapia de Linguagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectOral Language Developmentpt_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectPsychotherapeutic Music Educationpt_BR
dc.subjectLanguage Therapypt_BR
dc.subjectMusic Education in Child Developmentpt_BR
dc.subjectRelationship between Psychotherapeutic Music Education and Language Therapypt_BR
dc.subjectLanguage Therapy for a child with Autism Spectrum Disorder (ASD)pt_BR
dc.titleA educação musical psicoterapêutica no desenvolvimento da linguagem oral da criança: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativePsychotherapeutic musical education in the development of children's oral language: an experience reportpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDSILVA, T. C. Apt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee2IDCASTRO, Ciro;CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Heloisa Cardoso Varão-
dc.contributor.referee3IDSANTOS, H. C. V.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7001997846550555pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de investigar como a Educação Musical Psicoterapêutica associada à Terapia de Linguagem Infantil pode ajudar no processo do desenvolvimento da linguagem oral. O artigo aborda inicialmente a importância da Educação Musical no desenvolvimento infantil e faz relação entre a terapia de linguagem com a Educação Musical Psicoterapêutica (EMP) no processo de intervenção. A pesquisa é de caráter qualitativo e dialoga entre Pesquisa Bibliográfica e o Relato de Experiência. Foram aplicadas cinco atividades de Educação Musical Psicoterapêutica atrelada à Terapia de Linguagem de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os resultados mostraram que as atividades de Educação Musical Psicoterapêutica junto com a Terapia de linguagem favoreceram o processo de desenvolvimento da linguagem oral, dos aspectos, social, emocional e cognitivo. A pesquisa revelou dessa forma que a Educação Musical é uma ferramenta poderosa para estimular Crianças com TEA que apresentam alteração na linguagempt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Educação Musicalpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - TAYNÁ CRISTINA ANDRADE DA SILVA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2025.pdfPDFA609.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.