Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4265
Título: | Colonialidade do saber na educação musical: análise do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Música a Distância da UEMA |
Título(s) alternativo(s): | Coloniality of knowledge in music education: analysis of the Pedagogical Curricular Project of the Distance Learning Music Degree Course at UEMA |
Autor(es): | Lima, José Illan da Conceição |
Orientador: | Manica, Solon Santana |
Membro da Banca: | Manica, Solon Santana |
Membro da Banca: | Castro, Renato Moreira Varoni de |
Membro da Banca: | Costa Neto, Raimundo João Matos |
Data do documento: | 2024-08-18 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | A pesquisa explora a colonialidade do saber no contexto do ensino de música, com foco no Projeto Pedagógico Curricular do curso de Música Licenciatura (EaD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O estudo discute como o currículo reflete a hegemonia cultural europeia, marginalizando saberes locais e não ocidentais. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa examina como o modelo conservatorial, amplamente adotado no Brasil, prioriza tradições musicais europeias, especialmente na disciplina de História da Música Universal, em detrimento das manifestações culturais maranhenses. A investigação sugere que essa abordagem não atende à realidade multicultural do Maranhão, que possui uma rica diversidade étnica e cultural. A conclusão aponta para a necessidade de uma pedagogia decolonial que valorize as diversas culturas locais e globais, propondo uma reestruturação curricular que incorpore esses saberes. Essa mudança é vista como essencial para formar professores de música capazes de lidar com a diversidade cultural presente na sociedade brasileira. A pesquisa enfatiza que, ao superar a perspectiva eurocêntrica, o ensino de música pode se tornar um instrumento de inclusão e valorização das identidades culturais locais, promovendo uma educação mais democrática e inclusiva |
Resumo: | The research explores the coloniality of knowledge in the context of music education, focusing on the Pedagogical Curricular Project of the Music Degree (EaD) course at the State University of Maranhão (UEMA). The study discusses how the curriculum reflects European cultural hegemony, marginalizing local and non-Western knowledge. Using a descriptive qualitative approach, the research examines how the conservatory model, widely adopted in Brazil, prioritizes European musical traditions, especially in the discipline of History of Universal Music, to the detriment of cultural manifestations from Maranhão. The investigation suggests that this approach does not meet the multicultural reality of Maranhão, which has a rich ethnic and cultural diversity. The conclusion points to the need for a decolonial pedagogy that values diverse local and global cultures, proposing a curricular restructuring that incorporates this knowledge. This change is seen as essential to train music teachers capable of dealing with the cultural diversity present in Brazilian society. The research emphasizes that, by overcoming the Eurocentric perspective, music teaching can become an instrument of inclusion and appreciation of local cultural identities, promoting a more democratic and inclusive education |
Palavras-chave: | Colonialidade do Saber Educação Musical Currículo Decolonial Projeto Pedagógico Curricular do curso de Música Licenciatura (EaD) Ensino de música Colonialidade do saber no ensino superior Modelo conservatorial de ensino de música Conteúdo curricular Matriz curricular, Ementas e Referências Componente curricular História da Música Universal Coloniality of Knowledge Music Education Decolonial Curriculum Curricular Pedagogical Project of the Music Degree Course (EaD) Music Teaching Coloniality of Knowledge in Higher Education Conservatory Model of Music Teaching Curriculum Content Curriculum Matrix, Syllabuses and References Curriculum Component History of Universal Music |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JOSÉ ILLAN DA CONCEIÇÃO LIMA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdf | PDFA | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.