Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, José Illan da Conceição-
dc.date.accessioned2025-02-07T18:14:12Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-07T18:14:12Z-
dc.date.issued2024-08-18-
dc.identifier.citationLIMA, José Illan da Conceição . Colonialidade do saber na educação musical: análise do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Música a Distância da UEMA. 2024. 36f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2024. Disponível em:https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4265pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4265-
dc.description.abstractThe research explores the coloniality of knowledge in the context of music education, focusing on the Pedagogical Curricular Project of the Music Degree (EaD) course at the State University of Maranhão (UEMA). The study discusses how the curriculum reflects European cultural hegemony, marginalizing local and non-Western knowledge. Using a descriptive qualitative approach, the research examines how the conservatory model, widely adopted in Brazil, prioritizes European musical traditions, especially in the discipline of History of Universal Music, to the detriment of cultural manifestations from Maranhão. The investigation suggests that this approach does not meet the multicultural reality of Maranhão, which has a rich ethnic and cultural diversity. The conclusion points to the need for a decolonial pedagogy that values ​​diverse local and global cultures, proposing a curricular restructuring that incorporates this knowledge. This change is seen as essential to train music teachers capable of dealing with the cultural diversity present in Brazilian society. The research emphasizes that, by overcoming the Eurocentric perspective, music teaching can become an instrument of inclusion and appreciation of local cultural identities, promoting a more democratic and inclusive educationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColonialidade do Saberpt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectCurrículo Decolonialpt_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico Curricular do curso de Música Licenciatura (EaD)pt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectColonialidade do saber no ensino superiorpt_BR
dc.subjectModelo conservatorial de ensino de músicapt_BR
dc.subjectConteúdo curricularpt_BR
dc.subjectMatriz curricular, Ementas e Referênciaspt_BR
dc.subjectComponente curricular História da Música Universalpt_BR
dc.subjectColoniality of Knowledgept_BR
dc.subjectMusic Educationpt_BR
dc.subjectDecolonial Curriculumpt_BR
dc.subjectCurricular Pedagogical Project of the Music Degree Course (EaD)pt_BR
dc.subjectMusic Teachingpt_BR
dc.subjectColoniality of Knowledge in Higher Educationpt_BR
dc.subjectConservatory Model of Music Teachingpt_BR
dc.subjectCurriculum Contentpt_BR
dc.subjectCurriculum Matrix, Syllabuses and Referencespt_BR
dc.subjectCurriculum Component History of Universal Musicpt_BR
dc.titleColonialidade do saber na educação musical: análise do Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Licenciatura em Música a Distância da UEMApt_BR
dc.title.alternativeColoniality of knowledge in music education: analysis of the Pedagogical Curricular Project of the Distance Learning Music Degree Course at UEMApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDLIMA, J. I. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393622862535686pt_BR
dc.contributor.advisor1Manica, Solon Santana-
dc.contributor.advisor1IDMANICA, S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314250346754301pt_BR
dc.contributor.referee1Manica, Solon Santana-
dc.contributor.referee1IDMANICA, S. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2314250346754301pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Renato Moreira Varoni de-
dc.contributor.referee2IDCASTRO, R. M. V.;CASTRO, R. M. V. D.;VARONI DE CASTRO, R. M.;CASTRO, RENATO MOREIRA VARONI DEpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0614500374093938pt_BR
dc.contributor.referee3Costa Neto, Raimundo João Matos-
dc.contributor.referee3IDCOSTA NETO, R. J. M.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9141810400573818pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa explora a colonialidade do saber no contexto do ensino de música, com foco no Projeto Pedagógico Curricular do curso de Música Licenciatura (EaD) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O estudo discute como o currículo reflete a hegemonia cultural europeia, marginalizando saberes locais e não ocidentais. Utilizando uma abordagem qualitativa descritiva, a pesquisa examina como o modelo conservatorial, amplamente adotado no Brasil, prioriza tradições musicais europeias, especialmente na disciplina de História da Música Universal, em detrimento das manifestações culturais maranhenses. A investigação sugere que essa abordagem não atende à realidade multicultural do Maranhão, que possui uma rica diversidade étnica e cultural. A conclusão aponta para a necessidade de uma pedagogia decolonial que valorize as diversas culturas locais e globais, propondo uma reestruturação curricular que incorpore esses saberes. Essa mudança é vista como essencial para formar professores de música capazes de lidar com a diversidade cultural presente na sociedade brasileira. A pesquisa enfatiza que, ao superar a perspectiva eurocêntrica, o ensino de música pode se tornar um instrumento de inclusão e valorização das identidades culturais locais, promovendo uma educação mais democrática e inclusivapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqMúsica; Ensino-Aprendizagempt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - JOSÉ ILLAN DA CONCEIÇÃO LIMA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2024.pdfPDFA1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.