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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4255
Título: | Trabalho docente em tempos de precarização: um estudo de caso em Timon-MA |
Autor(es): | Silva, Josenildo Sousa da |
Orientador: | Dias, Magda Núcia Albuquerque |
Membro da Banca: | Lima, Francisco Renato |
Membro da Banca: | Oliveira, Eduardo José Lima de |
Data do documento: | 2024-04-05 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O trabalho docente é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da nação de um país. Por essa razão, a valorização desse trabalho deve ser um princípio indispensável. No caso do trabalho docente no Brasil, apesar desse princípio estar presente em vários documentos oficiais, como a Lei 9394/96, o Plano Nacional de Educação e, mais recentemente, a Lei 14.817/24, o que autores como Silva (2020), Marin (2010), Seki et. al. (2017), Linhart (2014) e outros apontam é que as condições de trabalho docente no Brasil ocorrem com a presença cada vez maior de elementos de precarização do trabalho. Por essa razão, pesquisar sobre essa temática e continuar desvelando essas condições é uma tarefa urgente, pois é uma forma de enfrentamento a essas condições, o que torna possível a proposição de políticas públicas para que o princípio da valorização do magistério não fique apenas nos documentos oficiais, mas se cumpra na prática. A presente pesquisa teve por objetivo geral, através de um estudo de caso, investigar se nas condições de trabalho docente da rede municipal de ensino de Timon-Ma existem elementos de precarização do trabalho. Esse se desdobra em três objetivos específicos: a) investigar a jornada de trabalho de uma professora da rede municipal de educação de Timon; b) averiguar a carga de trabalho da professora da rede municipal de Timon; c) investigar as condições físicas e ambientais de trabalho docente da professora sujeito da pesquisa. Realizamos a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada de forma presencial na escola em que a professora trabalha. Através dessa análise, foi possível constatar que nas condições de trabalho docente da rede municipal de ensino de Timon-MA existem, sim, elementos de precarização do trabalho, com destaque principalmente para a jornada de trabalho do professor. |
Resumo: | Teaching work is a fundamental activity for the development of a country's nation. For this reason, valuing this work must be an indispensable principle. In the case of teaching work in Brazil, despite this principle being present in several official documents, such as Law 9394/96, the National Education Plan and, more recently, Law 14.817/24, which authors such as Silva (2020), Marin (2010), Seki et. al. (2017), Linhart (2014) and others point out that teaching working conditions in Brazil occur with the increasing presence of elements of precarious work. For this reason, researching this topic and continuing to uncover these conditions is an urgent task, as it is a way of confronting these conditions, which makes it possible to propose public policies so that the principle of valuing teaching does not just remain in documents official, but it is fulfilled in practice. The general objective of this research was, through a case study, to investigate whether there are elements of precarious work in the teaching working conditions of the municipal education network in Timon-Ma. This unfolds into three specific objectives: a) investigate the working day of a teacher from the municipal education network in Timon; b) investigate the workload of the teacher in the municipal network of Timon; c) investigate the physical and environmental conditions of the teaching work of the teacher subject of the research. We collected data through a semi-structured interview in person at the school where the teacher works. Through this analysis, it was possible to verify that in the teaching working conditions of the municipal education network of Timon-MA there are, indeed, elements of precarious work, with emphasis mainly on the teacher's working day. |
Palavras-chave: | Trabalho Work Precarização Precariousness Trabalho docente Teaching work Políticas públicas Public policies Magistério Teaching Timon-Ma Timon-Ma Professor Teacher Jornada de trabalho Working day Educação Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias |
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