Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josenildo Sousa da-
dc.date.accessioned2025-02-05T20:34:11Z-
dc.date.available2025-02-05-
dc.date.available2025-02-05T20:34:11Z-
dc.date.issued2024-04-05-
dc.identifier.citationSILVA, Josenildo Sousa da. Trabalho docente em tempos de precarização: um estudo de caso em Timon-MA. 2024. 64f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Estudos Superiores de Timon, Universidade Estadual do Maranhão, Timon-MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4255pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4255-
dc.description.abstractTeaching work is a fundamental activity for the development of a country's nation. For this reason, valuing this work must be an indispensable principle. In the case of teaching work in Brazil, despite this principle being present in several official documents, such as Law 9394/96, the National Education Plan and, more recently, Law 14.817/24, which authors such as Silva (2020), Marin (2010), Seki et. al. (2017), Linhart (2014) and others point out that teaching working conditions in Brazil occur with the increasing presence of elements of precarious work. For this reason, researching this topic and continuing to uncover these conditions is an urgent task, as it is a way of confronting these conditions, which makes it possible to propose public policies so that the principle of valuing teaching does not just remain in documents official, but it is fulfilled in practice. The general objective of this research was, through a case study, to investigate whether there are elements of precarious work in the teaching working conditions of the municipal education network in Timon-Ma. This unfolds into three specific objectives: a) investigate the working day of a teacher from the municipal education network in Timon; b) investigate the workload of the teacher in the municipal network of Timon; c) investigate the physical and environmental conditions of the teaching work of the teacher subject of the research. We collected data through a semi-structured interview in person at the school where the teacher works. Through this analysis, it was possible to verify that in the teaching working conditions of the municipal education network of Timon-MA there are, indeed, elements of precarious work, with emphasis mainly on the teacher's working day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectPrecarizaçãopt_BR
dc.subjectPrecariousnesspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectPublic policiespt_BR
dc.subjectMagistériopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTimon-Mapt_BR
dc.subjectTimon-Mapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectJornada de trabalhopt_BR
dc.subjectWorking daypt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.titleTrabalho docente em tempos de precarização: um estudo de caso em Timon-MApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461019634041461pt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Magda Núcia Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8114453436738579pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Francisco Renato-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1372-5444pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152885404404790pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7118-1097pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6533605033430241pt_BR
dc.description.resumoO trabalho docente é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da nação de um país. Por essa razão, a valorização desse trabalho deve ser um princípio indispensável. No caso do trabalho docente no Brasil, apesar desse princípio estar presente em vários documentos oficiais, como a Lei 9394/96, o Plano Nacional de Educação e, mais recentemente, a Lei 14.817/24, o que autores como Silva (2020), Marin (2010), Seki et. al. (2017), Linhart (2014) e outros apontam é que as condições de trabalho docente no Brasil ocorrem com a presença cada vez maior de elementos de precarização do trabalho. Por essa razão, pesquisar sobre essa temática e continuar desvelando essas condições é uma tarefa urgente, pois é uma forma de enfrentamento a essas condições, o que torna possível a proposição de políticas públicas para que o princípio da valorização do magistério não fique apenas nos documentos oficiais, mas se cumpra na prática. A presente pesquisa teve por objetivo geral, através de um estudo de caso, investigar se nas condições de trabalho docente da rede municipal de ensino de Timon-Ma existem elementos de precarização do trabalho. Esse se desdobra em três objetivos específicos: a) investigar a jornada de trabalho de uma professora da rede municipal de educação de Timon; b) averiguar a carga de trabalho da professora da rede municipal de Timon; c) investigar as condições físicas e ambientais de trabalho docente da professora sujeito da pesquisa. Realizamos a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada de forma presencial na escola em que a professora trabalha. Através dessa análise, foi possível constatar que nas condições de trabalho docente da rede municipal de ensino de Timon-MA existem, sim, elementos de precarização do trabalho, com destaque principalmente para a jornada de trabalho do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Timonpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia CESTI UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSENILDO SOUSA DA SILVA.pdf393.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.