Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/425
Título: Caracterização sócio-ambiental do rio Mearim na cidade de Arari-MA
Autor(es): Cunha, Hermeneilce Wasti Aires Pereira
Palavras-chave: Rio Mearim
Qualidade da água
Aspectos sócio-ambientais
Data do documento: 2003
Editor: UEMA
Resumo: Estudo sobre as características sócio-ambientais do rio Mearim na cidade de ArariMA. Uma análise e avaliação das variáveis físico-químicas e microbiológicas, realizadas nos meses de dezembro de 2002 e março de 2003, nas águas do rio Mearim, como possíveis indicadores de alterações ambientais provocadas pela disposição inadequada do lixo às margens do rio. Foi constatado o lançamento “in natura” de resíduos sólidos e líquidos em seu leito, bem como o assoreamento provocado pela retirada da vegetação nativa, além da erosão causada por práticas agrícolas inadequadas. Os resultados das análises das águas foram realizados de acordo com os valores de referência do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), indicando a necessidade do uso racional desse recurso. Foi investigada a qualidade de vida dos moradores, percebida por meio de questionários de amostragem probabilística não acidental, onde a população ainda enfrenta problemas sérios de ordem social, sendo necessária a implementação de programas de políticas públicas que incorporem ações que promovam o bem estar da comunidade local.
Descrição: 108f..il.Dissertação (Mestrado em Agroecologia) – Universidade Estadual do Maranhão,São Luís, 2003.Orientador:Prof. Dr. Alessandro Costa Silva.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/425
Aparece nas coleções:MESTRADO EM AGROECOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HERMENEILCE WASTI AIRES PEREIRA CUNHA.pdf4.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.