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dc.contributor.authorVieira, Josenilde Cidreira-
dc.date.accessioned2018-08-17T22:27:04Z-
dc.date.available2018-08-17T22:27:04Z-
dc.date.issued2013-08-14-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/421-
dc.description130 f.Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís,2013. Orientador: Prof. Dr. Antonio José de Araújo Ferreira.pt_BR
dc.description.abstractAnalisa de que forma o condomínio Farol da Ilha torna-se condição e uma nova expressão da reprodução do capital em São Luís (MA). Demonstra como a Ponta D‟areia passou de espaço opaco a um espaço luminoso. Identifica o padrão do empreendimento imobiliário Farol da Ilha, frente à produção do espaço urbano da Ponta d‟Areia em São Luís (MA) relacionando-o com o poder simbólico, com a fetichização e a ideologia do discurso midiático que oferece a mercadoria Farol da Ilha, para então, discutir os resultados empíricos da pesqusia através da relação entre valor de uso e valor de troca da mercadoria Imobiliária.Os procedimentos metodológicos foram aplicados mediante o método crítico-dialético, usando-se abordagem quali e quantitativa. Procedeu-se com as tipologias da pesquisa: exploratória, descritiva, bibliográfica, documental e de campo. Os instrumento de pesquisa foram o questionário e a entrevista semi-estruturada, aplicada junto aos gestores da Cyrela, das imobiliárias envolvidas no processo de comercialização do produto Farol da Ilha: Cyrela; Francisco Rocha; Pereira Feitosa e Ronierd Barros, com a finalidade de descobrir o valor de troca do produto no mercado, sua relação com o espaço produzido pelo capital e consequentemente, com seu valor de uso. Diante do exposto, viu-se que morar no primeiro condomínio club com gestão de concierge construído em São Luís manifesta um status de diferenciação social, um poder simbólico, ao passo que o próprio condomínio constitui-se uma mercadoria fetichizada, amparada pelo novo modus vivendi que imprime na cidade. Nesse sentido, justifica-se como expressão do novo. O condomínio Farol da Ilha tornou-se ainda, condição para a reprodução do capital, visto que está situado numa área com forte potencial para receber (e vem recebendo) investimentos em infraestrutura, devido à proximidade do mar e da Laguna da Jansen. O espaço urbano do Farol da Ilha é ainda, político e estratégico. Político, porque em verdade, visa atender os interesses dos agentes produtores desse espaço e estratégico, já que a incorporadora (que detinha o poder sobre a terra) pôde escolher de que forma o capital iria ali se reproduzir: na forma do condomínio Farol da Ilha.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectProdução do espaço urbanopt_BR
dc.subjectValor de usopt_BR
dc.subjectValor de trocapt_BR
dc.subjectPonta d‟Áreiapt_BR
dc.subjectCondomínio Farol da Ilhapt_BR
dc.titleO condomínio Farol da Ilha como nova expressão de reprodução do espaço urbano de São Luíspt_BR
dc.typedissertationpt_BR
dc.identifier.cduD 711.6:330.322(812.1)-
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