Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/41
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francineia Pimenta e | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T15:27:13Z | - |
dc.date.available | 2017-11-16T15:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-13 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/41 | - |
dc.description | 124 f.; il. Dissertação (Mestrado em História, Ensino e Narrativas) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2017. Orientador: Profa. Dra. Helidacy Maria Muniz Corrêa | - |
dc.description.abstract | O ENEM e o ensino de História: o lugar da História local no Ensino Médio é um trabalho vinculado à linha de pesquisa Historiografia e Linguagens do Programa de pós-graduação História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), objetivando analisar as implicações do Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM para o ensino de história local nas aulas de História. Inicialmente, analisa-se o ENEM, por entendermos que é uma política de avaliação cuja organização define diretrizes para o ensino médio no Brasil, padronizando o currículo escolar. Para ter uma visão geral acerca do Ensino Médio pontuamos algumas mudanças efetivadas ao longo do tempo nesse nível de ensino. Conduzimos uma análise sobre as concepções das narrativas históricas para fins de reconhecer que o ensino de História atualmente possibilita olhares e perspectivas mais abrangentes. Apoiamo-nos em fontes documentais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para a compreensão das determinações que organizamos currículo do ensino médio no Brasil; a portaria 438/98 que criou o ENEM propiciando o entendimento sobre o exame, seus pressupostos e orientações; as DCNEM para a compreensão das dimensões teórico-metodológicas inseridas no contexto escolar. Dentre as contribuições bibliográficas citamos Maria Auxiliadora Schimidt, Circe Bittencourt e Vilma de Lourdes Barbosa por concordarmos com a perspectiva da história local como estratégia de ensino. A investigação é de natureza qualitativa explicativa e teve nos questionários abertos nossa principal estratégia para construção dos dados que confirmaram nossa hipótese de que o ENEM reforçou a minimização dos conteúdos de história local no ensino médio. A análise indica que a abordagem da História local em sala de aula quando ocorre se justifica pela possibilidade de correlação com algum conteúdo da história nacional. Ressalta-se, portanto, a necessidade de uma intervenção pedagógica do professor para transformar o ensino da história local, um componente relevante para a formação cidadã dos jovens maranhenses | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | História Local | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | O ENEM e o ensino de História: o lugar da história local no ensino médio | pt_BR |
dc.type | dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCINEIA PIMENTA E SILVA.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.