Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Maria de Nazaré Silva-
dc.date.accessioned2025-01-17T17:24:24Z-
dc.date.available2025-01-17-
dc.date.available2025-01-17T17:24:24Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationALMEIDA, Maria de Nazaré Silva. Desafios e possibilidades de leitura e escrita: o gênero fábula como estratégia de leitura e escrita no 6° Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Gonçalves Dias. 2017. 41f. Monografia (Curso Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Campus de Itapecuru-Mirim, Universidade Estadual do Maranhão, Itapecuru-Mirim - MA, 2017. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4123pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4123-
dc.description.abstractThe present proposal contributed to the process of reading and writing through the fable textual genre, where playful and differentiated activities were developed with 6th grade students of the Municipal School Gonçalves Dias, with the mediation of the teacher and school staff. It presents theoretical-methodological concepts of several authors, about the construction of the knowledge and the reading and writing formation of the students. To teach reading and writing, there must be innovative strategies and also sharpen the cognitive of the human being, and for this he needs intermediaries, that is, someone who helps in this process. There is a need for the student to first decode letters, words and pictures, and the fables are texts that facilitate the teaching-learning process. The applied project was based on researches, observations and bibliographical references, and presented as a result the importance of the reformulation of the strategies that facilitate the school life of students, collaborating with reading and writing practices, valuing the Portuguese language and the discovery of this language as a social and educational practice. The main objective was to stimulate the pleasure of reading and writing through the textual genre fable, by presenting themes that lead individuals to make important reflections about the day to day.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectFábulapt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectPossibilidadespt_BR
dc.subjectGênero Textualpt_BR
dc.subjectProposta Pedagógicapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.subjectFablept_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectPossibilitiespt_BR
dc.subjectTextual Genrept_BR
dc.subjectPedagogical Proposalpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades de leitura e escrita: o gênero fábula como estratégia de leitura e escrita no 6° Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Gonçalves Diaspt_BR
dc.title.alternativeChallenges and possibilities of reading and writing: the fable genre as a reading and writing strategy in the 6th year of Elementary School at Escola Municipal Gonçalves Diaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDALMEIDA, M. de N. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz-
dc.contributor.advisor1IDMUNIZ, M. C. A. N. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217442246867444pt_BR
dc.description.resumoA presente proposta contribuiu com o processo de leitura e escrita por meio do gênero textual fábula, onde foram desenvolvidas atividades lúdicas e diferenciadas com educandos do 6° ano da Escola Municipal Gonçalves Dias, com a mediação do professor e colaboradores da escola. Apresenta conceitos teórico-metodológicos de vários autores, acerca da construção do saber e da formação leitora e escrita dos alunos. Para ensinar a ler e escrever, é preciso que haja estratégias inovadoras e também aguçamento do cognitivo do ser humano, e para isso ele precisa de intermediários, ou seja, alguém que auxilie nesse processo. Há uma necessidade do aluno primeiramente decodificar letras, palavras e gravuras, e as fábulas, são textos que facilitam o processo ensino-aprendizagem. O projeto aplicado foi baseado a partir de pesquisas, observações e referências bibliográficas, e apresentou como resultado a importância da reformulação das estratégias que facilitam a vida escolar dos alunos, colaborando com as práticas de leitura e escrita, valorizando a língua portuguesa e a descoberta desta língua como prática social e educacional. O principal objetivo foi estimular o prazer da leitura e da escrita através do gênero textual fábula, por apresentarem temas que levam os indivíduos a fazerem reflexões importantes sobre o dia a dia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itapecuru – Mirimpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.