Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4085
Título: | Educação e tecnologia: a inclusão da tecnologia no ensino/aprendizagem na educação nos anos iniciais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Education and technology: the inclusion of technology in teaching/learning in education in the early years of elementary school |
Autor(es): | Lima, William Santana |
Orientador: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Santos, Dulce Helena Teixeira dos |
Membro da Banca: | Sousa, Domitilia Lopes de |
Membro da Banca: | Silva, Wedson Jonas Barros |
Data do documento: | 2022-07-28 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente tema abordado na pesquisa foi escolhido através da necessidade de contribuir com o processo de ensino aprendizagem tornando a educação mais significativa para os alunos, no uso das tecnologias nas salas de aula das séries iniciais do ensino fundamental e auxiliar, ampliar os conhecimentos adquiridos, multiplicando saberes para os professores de nossa escola. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o processo de ensino aprendizagem no ensino fundamental. Neste estudo foram analisados os conceitos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, que no ambiente educacional pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. Para realizar a pesquisa foi elaborado um questionário, assim tendo a possibilidade de uma investigação mais abrangente obteremos as informações sobre a importância do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nas series iniciais do ensino fundamental. A pesquisa de campo realizada neste trabalho analisou justamente a aplicação dessas tecnologias em sala de aula. Essa pesquisa objetiva utilizar a informática com fins educativos, onde os alunos possam aprender a manusear as ferramentas tecnológicas, dominando a tecnologia com objetivos pedagógicos direcionados através do suporte do Núcleo em parceria com professores, gestores e toda rede escolar |
Resumo: | The topic addressed in this research was chosen due to the need to contribute to the teaching-learning process, making education more meaningful for students, through the use of technologies in the classrooms of the initial grades of elementary and auxiliary education, expanding the knowledge acquired, and multiplying knowledge for the teachers of our school. This research aimed to analyze how technological tools can contribute to the teaching-learning process in elementary education. This study analyzed the concepts related to information and communication technologies, which in the educational environment can be defined as a set of technological resources, used in an integrated manner, with a common objective. To conduct the research, a questionnaire was prepared, thus allowing for a more comprehensive investigation, we will obtain information on the importance of using digital information and communication technologies in the initial grades of elementary education. The field research carried out in this work analyzed precisely the application of these technologies in the classroom. This research aims to use information technology for educational purposes, where students can learn to use technological tools, mastering technology with pedagogical objectives directed through the support of the Center in partnership with teachers, managers and the entire school network |
Palavras-chave: | Tecnologia Educação Processo de Ensino e Aprendizagem Ensino Fundamental Concepções de Tecnologias Tecnologia na Educação Desafios da Inclusão da Tecnologia na Educação Uso das Novas Tecnologias e a Capacitação dos Docentes Technology Education Teaching and Learning Process Elementary Education Technology Concepts Technology in Education Use of New Technologies and Teacher Training Challenges of Including Technology in Education |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - WILLIAM SANTANA LIMA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 368.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.