Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4084
Título: A literatura infantil no desenvolvimento educacional: análise das práticas pedagógicas dos professores da educação infantil
Título(s) alternativo(s): Children's literature in educational development: analysis of the pedagogical practices of early childhood education teachers
Autor(es): Borba, Suélen Queiroz
Orientador: Lopes, Laurilene Cardoso da Silva
Membro da Banca: Lopes, Laurilene Cardoso da Silva
Membro da Banca: Paula, Aurelice Maria de Oliveira
Membro da Banca: Oliveira, Ligia Vanessa Penha
Data do documento: 2022-07-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho tem como tema central Literatura Infantil no desenvolvimento educacional: análise das práticas pedagógicas da educação Infantil. Esse estudo iniciou com o seguinte questionamento: como a Literatura Infantil ajuda no desenvolvimento educacional, afetivo e cognitivo da criança? Para responder a esse questionamento realizou-se uma coleta de dados, a qual foi utilizada uma entrevista semiestruturada, em que se pôde observar, por meio das respostas das professoras, como a literatura é utilizada na prática pedagógica e sua importância à formação do pequeno leitor. A pesquisa teve como objetivo geral: analisar a Literatura Infantil no processo de desenvolvimento educacional da criança, e como objetivos específicos: refletir sobre a Literatura Infantil na vida das crianças; entender a contribuição dos livros infantis no desenvolvimento educacional da criança; caracterizar as contribuições da Literatura Infantil no desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança. Para tanto, quatro professoras da educação Infantil colaboraram com o estudo, possibilitando uma melhor compreensão do uso da Literatura Infantil como caminho de desenvolvimento da imaginação, criatividade, emoções e sentimentos de forma atraente e lúdica no desenvolvimento das crianças. O interesse pelo estudo aconteceu por uma aproximação que obtida com algumas disciplinas ao longo do curso, como: leitura e produção textual, literatura infanto juvenil, ludicidade e educação. Buscou-se relatar, como as práticas pedagógicas podem colaborar para que as crianças vivenciem experiências enriquecedoras do seu conhecimento real e estimular a sua imaginação com elementos da fantasia. A relevância desse trabalho para o campo acadêmico está na possibilidade dos futuros profissionais da educação, desenvolverem práticas e reflexões acerca do universo literário infantil, compreendeendendo como a Literatura Infantil pode estimular as crianças à convivência com a leitura. Para nortear nossas discussões foram utilizados autores como Abramovich (1997), Coelho (2000), Cavalcanti (2009), Cademartori (1986) dentre outros
Resumo: The central theme of this work is Children's Literature in educational development: analysis of pedagogical practices in Early Childhood Education. This study began with the following question: how does Children's Literature help in the educational, emotional and cognitive development of children? To answer this question, data collection was carried out using a semi-structured interview, in which it was possible to observe, through the teachers' responses, how literature is used in pedagogical practice and its importance in the formation of young readers. The research had the general objective of analyzing Children's Literature in the process of children's educational development, and the specific objectives were: to reflect on Children's Literature in children's lives; to understand the contribution of children's books in the educational development of children; to characterize the contributions of Children's Literature in the social, cognitive and emotional development of children. To this end, four early childhood education teachers collaborated with the study, enabling a better understanding of the use of children's literature as a way to develop imagination, creativity, emotions and feelings in an attractive and playful way in children's development. The interest in the study arose from an approach obtained with some subjects throughout the course, such as: reading and text production, children's and young adult literature, playfulness and education. The aim was to report how pedagogical practices can help children experience enriching experiences of their real knowledge and stimulate their imagination with elements of fantasy. The relevance of this work for the academic field lies in the possibility of future education professionals developing practices and reflections on the children's literary universe, understanding how children's literature can encourage children to live with reading. To guide our discussions, authors such as Abramovich (1997), Coelho (2000), Cavalcanti (2009), Cademartori (1986) among others were used
Palavras-chave: Criança
Desenvolvimento
Educação
Literatura Infantil
Livro
Processo de desenvolvimento educacional da criança
Desenvolvimento social, cognitivo e emocional da criança
Child
Development
Education
Children's Literature
Book
Children's educational development process
Children's social, cognitive and emotional development
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - SUÉLEN QUEIROZ BORBA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdfPDFA319.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.