Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/4061
Título: | A interdisciplinaridade como concepção integradora e articuladora do ensino e aprendizagem no curso de Pedagogia – UEMA |
Título(s) alternativo(s): | Interdisciplinarity as an integrative and articulating concept of teaching and learning in the Pedagogy course – UEMA |
Autor(es): | Vieira, Francisco Valdenilson da Silva |
Orientador: | Oliveira, Raimundo Nonato Moura |
Membro da Banca: | Oliveira, Raimundo Nonato Moura |
Membro da Banca: | Morais, Georgyanna Andréa Silva |
Membro da Banca: | Medeiros, Marinalva Veras |
Data do documento: | 2022-07-27 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Este estudo trata-se de trazer a perspectiva da interdisciplinaridade para o cenário de formação de professores, buscando pontuar as concepções que orientam no contexto brasileiro a formação inicial de professores no Curso de Pedagogia, a partir da literatura produzida nesse campo. A pesquisa tem como problema, como se caracterizam as concepções e práticas de interdisciplinaridade no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia Licenciatura vigente? como objetivo geral investigar a interdisciplinaridade como concepção integradora e articuladora do ensino e aprendizagem. Elencou-se também os seguintes objetivos específicos: identificar as abordagens de interdisciplinaridade nas políticas de formação de professores no contexto brasileiro; caracterizar as concepções de interdisciplinaridade no projeto do curso de pedagogia do CESC/UEMA; e, analisar como a interdisciplinaridade refletida no processo ensino e aprendizagem, de modo a contribuir para a elevação da qualidade da produção de conhecimento profissional docente. Do ponto de vista metodológico, o desenvolvimento do estudo se deu através da pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque metodológico, de abordagem qualitativa, no estudo das concepções teórico-práticas da perspectiva interdisciplinar como categoria de conhecimento disponível na literatura nacional e internacional, de modo particular aquelas que se relacionam à formação de professores. A pesquisa se concretizou baseada nos alicerces teóricos de Japiassu (1976), Fazenda (1979), Gadotti (1999), Aiub (2006), Thiesen (2007), Frigoto (2008), Pombo (2008), dentre outros que formaram uma base teórica para o desenvolvimento da pesquisa, ao propiciar achados que foram elementares para uma compreensão desta temática no contexto atual. Os resultados obtidos revelam que a concepção integradora de interdisciplinaridade de Japiassu (1976) e a concepção pedagógica dialógica e articuladora de Fazenda (1979) encontram-se no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia Licenciatura 2018, sendo que a primeira compreende a interdisciplinaridade como um ato que através das relações de compartilhamento de saberes entre as áreas do conhecimento ocorre uma integração significativa, capaz de propiciar uma ação interdisciplinar. Já a segunda, implica numa transformação profunda da Pedagogia, num novo tipo de formação de professores e num novo jeito de ensinar. A interdisciplinaridade enquanto articuladora do processo de ensino e aprendizagem, ocasiona influências que perpassa a lógica de uma qualidade na formação profissional e na estrutura curricular. Desta forma, é essencial o aprimoramento no âmbito educacional para que assim, haja a promoção de uma formação inicial significativa |
Resumo: | This study aims to bring the perspective of interdisciplinarity to the teacher training scenario, seeking to highlight the concepts that guide the initial teacher training in the Pedagogy Course in the Brazilian context, based on the literature produced in this field. The research has as a problem, how are the concepts and practices of interdisciplinarity characterized in the Pedagogical Project of the current Pedagogy Course? As a general objective, it is to investigate interdisciplinarity as an integrative and articulating concept of teaching and learning. The following specific objectives were also listed: to identify the approaches to interdisciplinarity in teacher training policies in the Brazilian context; to characterize the concepts of interdisciplinarity in the project of the Pedagogy Course at CESC/UEMA; and to analyze how interdisciplinarity is reflected in the teaching and learning process, in order to contribute to improving the quality of the production of professional teaching knowledge. From a methodological point of view, the study was developed through bibliographic and documentary research, with a methodological focus and qualitative approach, in the study of theoretical-practical conceptions of the interdisciplinary perspective as a category of knowledge available in national and international literature, particularly those related to teacher training. The research was based on the theoretical foundations of Japiassu (1976), Fazenda (1979), Gadotti (1999), Aiub (2006), Thiesen (2007), Frigoto (2008), Pombo (2008), among others, which formed a theoretical basis for the development of the research, by providing findings that were elementary for an understanding of this theme in the current context. The results obtained reveal that the integrative conception of interdisciplinarity of Japiassu (1976) and the dialogic and articulating pedagogical conception of Fazenda (1979) are found in the Pedagogical Project of the Pedagogy Degree course 2018, with the first understanding interdisciplinarity as an act that through the relationships of sharing knowledge between areas of knowledge occurs a significant integration, capable of providing an interdisciplinary action. The second implies a profound transformation of Pedagogy, a new type of teacher training and a new way of teaching. Interdisciplinarity as an articulator of the teaching and learning process causes influences that permeate the logic of quality in professional training and in the curricular structure. Thus, improvement in the educational field is essential so that there is the promotion of a significant initial training |
Palavras-chave: | Formação de professores Interdisciplinaridade Projeto Pedagógico Interdisciplinaridade no Projeto Pedagógico Brasileiro Concepção pedagógica dialógica e articuladora no processo ensino e aprendizagem A Interdisciplinaridade na Formação do Pedagogo Teacher Training Interdisciplinarity Pedagogical Project Interdisciplinarity in the Brazilian Pedagogical Project Dialogical and articulatory pedagogical conception in the teaching and learning process Interdisciplinarity in the Training of Pedagogues |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - FRANCISCO VALDENILSON DA SILVA VIEIRA - CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA CAXIAS UEMA 2022.pdf | PDFA | 313.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.