Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/39
Título: A África na sala de aula na África: a reinvenção dos zulus
Autor(es): Melo, Aldina da Silva
Data do documento: 2017-03-24
Editor: UEMA
Resumo: No presente trabalho analiso os lugares sociais destinados à história e cultura zulu na África do Sul, do Apartheid ao pós-Apartheid. Para esta pesquisa utilizo como fontes as narrativas textuais e imagéticas sobre os zulus presentes nas coleções de livros didáticos de História intituladas History for Today, History in Action, Making History, Shouters History e Viewpoint History, usadas na província sul-africana de Kwazulu-Natal. Dialogando com teóricos de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da história, da antropologia e do campo dos estudos africanos realizei levantamento bibliográfico e trabalho de campo nos centros de memórias e arquivos públicos na África do Sul. Esta pesquisa estrutura-se em dois eixos centrais: o lugar social dos zulus durante o Apartheid e a reinvenção dos zulus na “Nação Arco-Íris”. Além disso, integra como material complementar deste trabalho uma cartilha didática voltada para estudantes da educação básica (6º ao 9º ano) sobre expressões culturais da África Austral, especialmente, pensando o caso da cultura zulu na África do Sul
Palavras-chave: Ensino de História
História e Cultura Zulu
Apartheid
Estudos Africanos
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDINA DA SILVA MELO.pdf3.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.