Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/39
Título: | A África na sala de aula na África: a reinvenção dos zulus |
Autor(es): | Melo, Aldina da Silva |
Data do documento: | 2017-03-24 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | No presente trabalho analiso os lugares sociais destinados à história e cultura zulu na África do Sul, do Apartheid ao pós-Apartheid. Para esta pesquisa utilizo como fontes as narrativas textuais e imagéticas sobre os zulus presentes nas coleções de livros didáticos de História intituladas History for Today, History in Action, Making History, Shouters History e Viewpoint History, usadas na província sul-africana de Kwazulu-Natal. Dialogando com teóricos de diferentes áreas do conhecimento, especialmente da história, da antropologia e do campo dos estudos africanos realizei levantamento bibliográfico e trabalho de campo nos centros de memórias e arquivos públicos na África do Sul. Esta pesquisa estrutura-se em dois eixos centrais: o lugar social dos zulus durante o Apartheid e a reinvenção dos zulus na “Nação Arco-Íris”. Além disso, integra como material complementar deste trabalho uma cartilha didática voltada para estudantes da educação básica (6º ao 9º ano) sobre expressões culturais da África Austral, especialmente, pensando o caso da cultura zulu na África do Sul |
Palavras-chave: | Ensino de História História e Cultura Zulu Apartheid Estudos Africanos |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALDINA DA SILVA MELO.pdf | 3.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.