Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3861
Título: | O texto literário como instrumento otimizador da expressão escrita na criação de poemas |
Título(s) alternativo(s): | Literary text as an instrument for optimizing written expression in the creation of poems |
Autor(es): | Conceição, Antonia Darque Cunha da |
Orientador: | Morais, Solange Santana Guimarães |
Membro da Banca: | Morais, Solange Santana Guimarães |
Membro da Banca: | Araújo, Andreana Carvalho de Barros |
Membro da Banca: | Sousa, Crislane Morais da Silva |
Data do documento: | 2024-08-20 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | Esse trabalho intitulado “O texto literário como instrumento otimizador da expressão escrita na criação de poemas” tem como principal objetivo compreender a importância do texto literário para a otimização da expressão escrita na criação de poemas no ensino médio, utilizando metodologias ativas para que o ensino do texto literário, mais especificamente do gênero poema seja explorado de uma maneira mais ampla visando dar mais visibilidade ao seu uso, abandonando a ideia de que seu uso seja somente relacionado à questões gramaticais. Dentro dessa perspectiva, surge a seguinte problemática. De que forma a leitura de textos poéticos podem contribuir para a otimização da expressa escrita no ensino médio? Ao longo do presente trabalho foram levantadas questões que são essenciais para que o mesmo pudesse ser desenvolvido e que propõe reflexões acerca da inclusão do texto literário desde o início da educação básica para que ao ingressar no ensino médio já estejam familiarizados com seu conceito e suas características, destacar o papel do professor na formação de leitores, como também, a relevância de trabalhar com poemas em sala de aula. A pesquisa é de cunho bibliográfica e para a sua concretização tem-se como aporte teórico Candido (1972), Soares (2020), Gebara (1997), Lajolo (1993). Dessa forma, o estudo contribuiu para o processo de ensino aprendizagem levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e suas necessidades básicas para uma boa formação intelectual |
Resumo: | This work, entitled “The literary text as an instrument for optimizing written expression in the creation of poems”, has as its main objective to understand the importance of literary text for optimizing written expression in the creation of poems in high school, using active methodologies so that the teaching of literary text, more specifically of the poem genre, is explored in a broader manner, aiming to give more visibility to its use, abandoning the idea that its use is only related to grammatical issues. Within this perspective, the following problem arises. In what way can reading poetic texts contribute to optimizing written expression in high school? Throughout this work, questions were raised that are essential for its development and that propose reflections on the inclusion of literary text from the beginning of basic education so that when they enter high school they are already familiar with its concept and its characteristics, highlighting the role of the teacher in the formation of readers, as well as the relevance of working with poems in the classroom. The research is bibliographical in nature and its theoretical support is provided by Candido (1972), Soares (2020), Gebara (1997), Lajolo (1993). In this way, the study contributed to the teaching-learning process, taking into account the students' prior knowledge and their basic needs for a good intellectual formation |
Palavras-chave: | Texto literário Poema Ensino médio Evolução do texto literário Papel do professor no processo de formação do leitor Importância do texto literário na formação de leitores Uso de poemas como forma d expresão escrita Literary text Poem High school Evolution of literary text Role of the teacher in the process of reader formation Importance of literary text in the formation of readers Use of poems as a form of written expression |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ANTONIA DARQUE CUNHA DA CONCEIÇÃO - CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS CAXIAS UEMA 2024.pdf | PDFA | 335.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.