Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Antonia Darque Cunha da-
dc.date.accessioned2024-12-10T19:06:18Z-
dc.date.available2024-12-10-
dc.date.available2024-12-10T19:06:18Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.citationCONCEIÇÂO, Antonia Darque Cunha da. O texto literário como instrumento otimizador da expressão escrita na criação de poemas. 2024. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas) - Centro de Estudos Superiores de Caxias, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias - MA, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3861pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3861-
dc.description.abstractThis work, entitled “The literary text as an instrument for optimizing written expression in the creation of poems”, has as its main objective to understand the importance of literary text for optimizing written expression in the creation of poems in high school, using active methodologies so that the teaching of literary text, more specifically of the poem genre, is explored in a broader manner, aiming to give more visibility to its use, abandoning the idea that its use is only related to grammatical issues. Within this perspective, the following problem arises. In what way can reading poetic texts contribute to optimizing written expression in high school? Throughout this work, questions were raised that are essential for its development and that propose reflections on the inclusion of literary text from the beginning of basic education so that when they enter high school they are already familiar with its concept and its characteristics, highlighting the role of the teacher in the formation of readers, as well as the relevance of working with poems in the classroom. The research is bibliographical in nature and its theoretical support is provided by Candido (1972), Soares (2020), Gebara (1997), Lajolo (1993). In this way, the study contributed to the teaching-learning process, taking into account the students' prior knowledge and their basic needs for a good intellectual formationpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectPoemapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEvolução do texto literáriopt_BR
dc.subjectPapel do professor no processo de formação do leitorpt_BR
dc.subjectImportância do texto literário na formação de leitorespt_BR
dc.subjectUso de poemas como forma d expresão escritapt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectPoempt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectEvolution of literary textpt_BR
dc.subjectRole of the teacher in the process of reader formationpt_BR
dc.subjectImportance of literary text in the formation of readerspt_BR
dc.subjectUse of poems as a form of written expressionpt_BR
dc.titleO texto literário como instrumento otimizador da expressão escrita na criação de poemaspt_BR
dc.title.alternativeLiterary text as an instrument for optimizing written expression in the creation of poemspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCONCEIÇÃO, A. D. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7005871283194977pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Solange Santana Guimarães-
dc.contributor.advisor1IDMORAIS, S. S. G.;MORAIS, SOLANGE SANTANA GUIMARÃESpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4146655251417443pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Solange Santana Guimarães-
dc.contributor.referee1IDMORAIS, S. S. G.;MORAIS, SOLANGE SANTANA GUIMARÃESpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4146655251417443pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Andreana Carvalho de Barros-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, A. C. B.;ARAÚJO, ANDREANA CARVALHO DE BARROSpt_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-4886-8955pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9355373445428655pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Crislane Morais da Silva-
dc.contributor.referee3IDSOUSA, C. M. S.;SOUSA, CRISLANE MORAIS DA SILVApt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0817158432942589pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho intitulado “O texto literário como instrumento otimizador da expressão escrita na criação de poemas” tem como principal objetivo compreender a importância do texto literário para a otimização da expressão escrita na criação de poemas no ensino médio, utilizando metodologias ativas para que o ensino do texto literário, mais especificamente do gênero poema seja explorado de uma maneira mais ampla visando dar mais visibilidade ao seu uso, abandonando a ideia de que seu uso seja somente relacionado à questões gramaticais. Dentro dessa perspectiva, surge a seguinte problemática. De que forma a leitura de textos poéticos podem contribuir para a otimização da expressa escrita no ensino médio? Ao longo do presente trabalho foram levantadas questões que são essenciais para que o mesmo pudesse ser desenvolvido e que propõe reflexões acerca da inclusão do texto literário desde o início da educação básica para que ao ingressar no ensino médio já estejam familiarizados com seu conceito e suas características, destacar o papel do professor na formação de leitores, como também, a relevância de trabalhar com poemas em sala de aula. A pesquisa é de cunho bibliográfica e para a sua concretização tem-se como aporte teórico Candido (1972), Soares (2020), Gebara (1997), Lajolo (1993). Dessa forma, o estudo contribuiu para o processo de ensino aprendizagem levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e suas necessidades básicas para uma boa formação intelectualpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Caxiaspt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA; ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas - Caxias UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.