Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3858
Título: Por África e para África : uma análise do filme Borom Sarret (1963), de Ousmane Sembène
Autor(es): Freitas, Rafaele Chaves
Orientador: Barbosa, Viviane de Oliveira
Membro da Banca: Silva, Tatiana Raquel Reis
Membro da Banca: Rodrigues, Márcio dos Santos
Data do documento: 2022-07-21
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A produção do conhecimento sobre o continente africano tem sido, historicamente, uma elaboração externa, direcionada a atender necessidades que normalmente não partem da África e não consideram suas perspectivas próprias. Esta pesquisa parte do pressuposto de que obras fílmicas africanas constituem um universo de documentos que possibilitam a construção de uma contra história do continente africano. Assim, o objetivo deste estudo é pensar a cinematografia sembeniana a partir do prisma da luta anticolonial, sem, contudo, reduzir sua trajetória apenas ao contato colonial. Desta forma, a partir da análise do filme Borom Sarret (1963), busca-se compreender os desafios enfrentados por essa filmografia, considerando Sembène e sua obra como fruto das relações estabelecidas no continente africano. Ou seja, pensar este cineasta é pensar a partir de África.
Resumo: The production of knowledge about the African continent has historically been an external elaboration, aimed at meeting needs that normally do not come from Africa and do not consider their own perspectives. This research assumes that African filmic works constitute a universe of documents that enable the construction of a counter-history of the African continent. Thus, the objective of this study is to think about Sembenian cinematography from the prism of the anti-colonial struggle, without, however, reducing its trajectory only to colonial contact. In this way, from the analysis of the film Borom Sarret (1963), I seek to understand the challenges faced by this filmography, considering Sembène and his work as a result of the relationships established on the African continent. In other words, to think this filmmaker is to think from Africa
Palavras-chave: cinema africano
Ousmane Sembène
Borom Sarret
África
luta anticolonial
filmografia
política de cooperação francesa
Descolonização
tradição
cinema colonial
oralidade
african cinema
anti-colonial struggle
french cooperation policy
tradition
orality
Africa
filmography
Decolonization
colonial cinema
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - RAFAELE CHAVES FREITAS- HISTÓRIA UEMA 2022.pdfPDF1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.