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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3858
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Freitas, Rafaele Chaves | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-10T18:35:34Z | - |
dc.date.available | 2024-12-10 | - |
dc.date.available | 2024-12-10T18:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-21 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Rafaele Chaves. Por África e para África: uma análise do filme Borom Sarret (1963), de Ousmane Sembène. 2022. 67f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3858 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3858 | - |
dc.description.abstract | The production of knowledge about the African continent has historically been an external elaboration, aimed at meeting needs that normally do not come from Africa and do not consider their own perspectives. This research assumes that African filmic works constitute a universe of documents that enable the construction of a counter-history of the African continent. Thus, the objective of this study is to think about Sembenian cinematography from the prism of the anti-colonial struggle, without, however, reducing its trajectory only to colonial contact. In this way, from the analysis of the film Borom Sarret (1963), I seek to understand the challenges faced by this filmography, considering Sembène and his work as a result of the relationships established on the African continent. In other words, to think this filmmaker is to think from Africa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | cinema africano | pt_BR |
dc.subject | Ousmane Sembène | pt_BR |
dc.subject | Borom Sarret | pt_BR |
dc.subject | África | pt_BR |
dc.subject | luta anticolonial | pt_BR |
dc.subject | filmografia | pt_BR |
dc.subject | política de cooperação francesa | pt_BR |
dc.subject | Descolonização | pt_BR |
dc.subject | tradição | pt_BR |
dc.subject | cinema colonial | pt_BR |
dc.subject | oralidade | pt_BR |
dc.subject | african cinema | pt_BR |
dc.subject | anti-colonial struggle | pt_BR |
dc.subject | french cooperation policy | pt_BR |
dc.subject | tradition | pt_BR |
dc.subject | orality | pt_BR |
dc.subject | Africa | pt_BR |
dc.subject | filmography | pt_BR |
dc.subject | Decolonization | pt_BR |
dc.subject | colonial cinema | pt_BR |
dc.title | Por África e para África : uma análise do filme Borom Sarret (1963), de Ousmane Sembène | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | FREITAS, R. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3593972619695358 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Viviane de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3555-7461 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697398324818667 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Tatiana Raquel Reis | - |
dc.contributor.referee1ID | SILVA, T. R. R. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1154566878083509 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Márcio dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | RODRIGUES, M.S. | pt_BR |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-4163-5865 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5967484351850407 | pt_BR |
dc.description.resumo | A produção do conhecimento sobre o continente africano tem sido, historicamente, uma elaboração externa, direcionada a atender necessidades que normalmente não partem da África e não consideram suas perspectivas próprias. Esta pesquisa parte do pressuposto de que obras fílmicas africanas constituem um universo de documentos que possibilitam a construção de uma contra história do continente africano. Assim, o objetivo deste estudo é pensar a cinematografia sembeniana a partir do prisma da luta anticolonial, sem, contudo, reduzir sua trajetória apenas ao contato colonial. Desta forma, a partir da análise do filme Borom Sarret (1963), busca-se compreender os desafios enfrentados por essa filmografia, considerando Sembène e sua obra como fruto das relações estabelecidas no continente africano. Ou seja, pensar este cineasta é pensar a partir de África. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECEN | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Humanas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Cinema | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MONOGRAFIA - RAFAELE CHAVES FREITAS- HISTÓRIA UEMA 2022.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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