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Título: Simbolismos do além-túmulo: a política e o cristianismo no Paraíso da Visão de Túndalo e Divina Comédia (Séculos XIII-XV)
Título(s) alternativo(s): Symbolisms from beyond the grave: Politics and Christianity in the Paradise of Vision of Tundal and Divine Comedy (13th-15th Centuries)
Autor(es): Jesus, Ricardo Marques de
Orientador: Zierer, Adriana Maria de Souza
Membro da Banca: Baccega, Marcus Vinicius de Abreu
Membro da Banca: Vieira, Ana Livia Bomfim
Data do documento: 2021-08-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente trabalho procura discutir os simbolismos do Paraíso cristão no manuscrito Visão de Túndalo e no poema Divina Comédia. De modo a analisarmos os dois documentos, dividimos o debate de suas funções em duas, a moralização cristã, com o ideal de salvação, santidade e as funções políticas, dando ênfase na inclinação dos autores à Igreja e ao império. A Visão de Túndalo é uma viagem imaginária, escrita por um monge chamado Marcus em 1149. O manuscrito narra a viagem de Túndalo, um cavaleiro, até o Além-túmulo onde, a partir de sua experiência extracorpórea, acaba se arrependendo de seus pecados e se tornando um modelo ideal de bom cristão. A Divina Comédia foi escrita durante às duas primeiras décadas do século XIV por Dante Alighieri (1265-1321) logo após o seu exílio de Florença. O poema conta a jornada fictícia de Dante ao Além, onde encontra figuras conhecidas da Antiguidade e de sua época. A temporalidade que abordamos neste trabalho trata-se dos séculos XIII ao XV, onde ocorrem várias transformações no medievo, nosso enfoque foi na Península Itálica e no Reino de Portugal durante esse momento.
Resumo: The present work seeks to discuss the symbolisms of the Christian Paradise in the manuscript Túndalo's Vision and in the poem Divine Comedy. In order to analyze the two documents, we divided the debate on their functions into two, Christian moralization, with the ideal of salvation, sanctity and political functions, emphasizing the authors' inclination to the Church and the empire. The Vision of Túndalo is an imaginary journey, written by a monk named Marcus in 1149. The manuscript narrates the journey of Túndalo, a knight, to the beyond where, from his out-of-body experience, he ends up repenting of his sins and becoming an ideal model of a good Christian. The Divine Comedy was written during the first two decades of the 14th century by Dante Alighieri (1265-1321) shortly after his exile from Florence. The poem tells the fictional journey of Dante to the Beyond, where he meets well-known figures from antiquity and his time. The temporality that we address in this work is from the 13th to the 15th centuries, where several transformations occur in the medieval period, our focus was on the Italian Peninsula and on the Kingdom of Portugal during that time.
Palavras-chave: Visão de Túndalo
Além-túmulo
Divina Comédia
Paraíso
Política
Vision of Tundal
Beyond the Grave
Divine Comedy
Paradise
Politics
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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