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dc.creatorJesus, Ricardo Marques de-
dc.date.accessioned2024-12-06T17:52:56Z-
dc.date.available2024-12-06-
dc.date.available2024-12-06T17:52:56Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.citationJESUS, Ricardo Marques de. Simbolismos do além-túmulo: A política e o cristianismo no Paraíso da Visão de Túndalo e Divina Comédia (Séculos XIII-XV) . 2021. 152f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3809pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3809-
dc.description.abstractThe present work seeks to discuss the symbolisms of the Christian Paradise in the manuscript Túndalo's Vision and in the poem Divine Comedy. In order to analyze the two documents, we divided the debate on their functions into two, Christian moralization, with the ideal of salvation, sanctity and political functions, emphasizing the authors' inclination to the Church and the empire. The Vision of Túndalo is an imaginary journey, written by a monk named Marcus in 1149. The manuscript narrates the journey of Túndalo, a knight, to the beyond where, from his out-of-body experience, he ends up repenting of his sins and becoming an ideal model of a good Christian. The Divine Comedy was written during the first two decades of the 14th century by Dante Alighieri (1265-1321) shortly after his exile from Florence. The poem tells the fictional journey of Dante to the Beyond, where he meets well-known figures from antiquity and his time. The temporality that we address in this work is from the 13th to the 15th centuries, where several transformations occur in the medieval period, our focus was on the Italian Peninsula and on the Kingdom of Portugal during that time.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVisão de Túndalopt_BR
dc.subjectAlém-túmulopt_BR
dc.subjectDivina Comédiapt_BR
dc.subjectParaísopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectVision of Tundalpt_BR
dc.subjectBeyond the Gravept_BR
dc.subjectDivine Comedypt_BR
dc.subjectParadisept_BR
dc.subjectPoliticspt_BR
dc.titleSimbolismos do além-túmulo: a política e o cristianismo no Paraíso da Visão de Túndalo e Divina Comédia (Séculos XIII-XV)pt_BR
dc.title.alternativeSymbolisms from beyond the grave: Politics and Christianity in the Paradise of Vision of Tundal and Divine Comedy (13th-15th Centuries)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDJESUS, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2362682510651975pt_BR
dc.contributor.advisor1Zierer, Adriana Maria de Souza-
dc.contributor.advisor1IDZIERER, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5545-5123pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5098951451070268pt_BR
dc.contributor.referee1Baccega, Marcus Vinicius de Abreu-
dc.contributor.referee1IDBACCEGA, Marcuspt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5718340897020123pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Ana Livia Bomfim-
dc.contributor.referee2IDVIEIRA, A. L. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho procura discutir os simbolismos do Paraíso cristão no manuscrito Visão de Túndalo e no poema Divina Comédia. De modo a analisarmos os dois documentos, dividimos o debate de suas funções em duas, a moralização cristã, com o ideal de salvação, santidade e as funções políticas, dando ênfase na inclinação dos autores à Igreja e ao império. A Visão de Túndalo é uma viagem imaginária, escrita por um monge chamado Marcus em 1149. O manuscrito narra a viagem de Túndalo, um cavaleiro, até o Além-túmulo onde, a partir de sua experiência extracorpórea, acaba se arrependendo de seus pecados e se tornando um modelo ideal de bom cristão. A Divina Comédia foi escrita durante às duas primeiras décadas do século XIV por Dante Alighieri (1265-1321) logo após o seu exílio de Florença. O poema conta a jornada fictícia de Dante ao Além, onde encontra figuras conhecidas da Antiguidade e de sua época. A temporalidade que abordamos neste trabalho trata-se dos séculos XIII ao XV, onde ocorrem várias transformações no medievo, nosso enfoque foi na Península Itálica e no Reino de Portugal durante esse momento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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