Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/38
Título: Do quartel ao bordel: dever e prazer no cotidiano dos militares do Corpo de Polícia do Maranhão (São Luís 1905-1945)
Autor(es): Silva, Ricardo de Jesus Pacheco
Data do documento: 2016
Editor: UEMA
Resumo: Analisa-se múltiplas experiências compartilhadas por militares e meretrizes, no período compreendido entre 1905 e 1945, vivenciadas no centro da cidade de São Luís, especificamente no bairro do Desterro, no qual o Quartel-Geral do Corpo de Polícia do Maranhão foi remanejado em 1905 para as dependências do antigo Convento das Mercês. Investiga-se os espaços de sociabilidade e transitoriedade de distintas formas de prazer, os diferentes ambientes de convívio e interação social, em especial, os botequins, pensões e cabarés, localizados nas ruas que circunscreviam o quartel, e de que forma essas relações entre militares e meretrizes tornaram-se possíveis, tendo em vista que esses lugares estavam submetidos a mecanismos de vigilância e controle instituídos pelas autoridades policiais e civis. Revisita-se esses sujeitos históricos, compreendendo-os como atores principais de suas relações existenciais cotidianas. Contribui-se com um olhar direcionado para o passado a partir da análise de diferentes experiências que possibilitam vislumbrar esse policial militar através das relações de gênero e da abordagem do masculino e, assim, compreender distintas concepções de realidade, estilos de vida e visão de mundo característicos de uma sociedade historicamente definida.
Palavras-chave: Policial militar
Meretriz
Masculinidade
Cotidiano
Maranhão
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RICARDO DE JESUS PACHECO SILVA.pdf1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.