Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3796
Título: | O ensino de história e as mídias sociais: novas perspectivas metodológicas para o ensino através da internet |
Título(s) alternativo(s): | History teaching and social media: new methodological perspectives for the teaching via the internet |
Autor(es): | Corrêa, Júlio Vinícius Montelo |
Orientador: | Camêlo, Júlia Constança Pereira |
Membro da Banca: | Rodrigues, Márcio dos Santos |
Membro da Banca: | Ximendes, Carlos Alberto |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O trabalho intitulado O ENSINO DE HISTÓRIA E AS MÍDIAS SOCIAIS: Novas perspectivas metodológicas para o ensino através da internet, trata sobre a utilização de novas ferramentas metodológicas advindas do uso da internet e da dinamização do ensino de História através dos seus usos. Nesse contexto, o presente trabalho possui como questão problema: quais as possibilidades metodológicas do uso das mídias digitais no ensino de História? Para responder a essa questão, traçou-se como objetivos: discutir os documentos que norteiam o processo educacional no Brasil, afim de traça as transformações que ocorreram ao longo no tempo no processo de ensino aprendizagem, contextualizar o processo de globalização e do uso da internet e suas consequências para as relações sociais e apontar possíveis metodologias que podem ser utilizadas pelos professores/ historiadores em sala de aula. Metodologicamente essa revisão bibliográfica está dividida em três capítulos que versam sobre o contexto de projetos sociais que moldam as reformas educacionais e o ensino no Brasil, a globalização e o processo de diminuição das fronteiras sociais e culturais e de acesso ao conhecimento e o uso da internet e o surgimento de novas possibilidades de pesquisa e metodológicas relacionadas ao ensino de história em virtude da utilização da internet no ambiente escola e a criação de consciência crítica e percepção dos alunos como sujeitos históricos. Como resultados, a pesquisa apontou as vantagens e desvantagem relacionadas a disseminação das mídias sociais digitais para a operação historiográfica e consequentemente para o ensino de história e apresentou algumas possíveis orientações metodológicas para o uso das novas ferramentas metodológicas advindas das mídias sociais digitais no ensino da disciplina. |
Resumo: | The work entitled HISTORY TEACHING AND SOCIAL MEDIA: New methodological perspectives for teaching through the internet, deals with the use of new methodological tools arising from the use of the internet and the dynamization of history teaching through its uses. In this context, the present work has as its question the problem: what are the methodological possibilities of using digital media in history teaching? To answer this question, the following objectives were outlined: to discuss the documents that guide the educational process in Brazil, in order to trace the transformations that have occurred over time in the teaching-learning process, contextualize the globalization process and the use of the internet and its consequences for social relations and pointing out possible methodologies that can be used by teachers/ historians in the classroom. Methodologically, this literature review is divided into three chapters that deal with the context of social projects that shape educational reforms and teaching in Brazil, globalization and the process of reducing social and cultural borders and access to knowledge and use of the internet and the emergence of new research and methodological possibilities related to the teaching of history due to the use of the internet in the school environment and the creation of critical awareness and students' perception of historical subjects. As a result, the research pointed out the advantages and disadvantages related to the dissemination of digital social media for the historiographic operation and consequently for the teaching of history and presented some possible methodological guidelines for the use of new methodological tools arising from digital social media in teaching the discipline. |
Palavras-chave: | Mídias sociais Ensino de história Internet Reformas educacionais Educação brasileira Plano nacional da educação Globalização Ferramentas pedagógicas Social media History teaching Educational reforms National education plan Globalization Pedagogical tools |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - JÚLIO VINICIUS MONTELO CORRÊA- HISTÓRIA UEMA - 2021.pdf | 509.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.