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Título: Mulheres transformadas, com cabeça bem limpas: Moçambique independente e o combate à prostituição pelas lentes de A última prostituta (1999) e Virgem Margarida (2012)
Autor(es): Cantanhede, Itamiris Cantanhede e
Orientador: Barbosa, Viviane de Oliveira
Membro da Banca: Santos, Rosenverck Estrela
Membro da Banca: Rodrigues, Márcio dos Santos
Data do documento: 2022-07-26
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Em Moçambique, o cinema é uma arte presente desde o tempo colonial e, após a independência, exerceu um papel fundamental para a construção da identidade e formação da nova nação. Diferente das produções portuguesas exibidas durante a colonização, o cinema moçambicano esteve preocupado em elaborar um conteúdo voltado para seu próprio povo, criticando o eurocentrismo. Inserida nesse contexto, encontra-se a filmografia de Licínio Azevedo, cineasta brasileiro-moçambicano. Assim, este trabalho monográfico pretende desenvolver uma análise a partir de duas de suas obras, o documentário A última prostituta (1999) e o filme de ficção Virgem Margarida (2012), estabelecendo uma relação entre cinema e história, no que concerne ao contexto político e social de Moçambique no pós independência. Em ambas as produções é possível observar elementos históricos, políticos, sociais e culturais abordados: as “mulheres novas” da nação em construção, os campos de reeducação para prostitutas moçambicanas, e as noções de tradição e modernidade que perpassam o contexto de Moçambique independente.
Resumo: En Mozambique, el cine es una forma de arte presente desde la época colonial y, tras la independencia, cumplió una función muy importante en la construcción de la identidad y la formación de la nueva nación. A diferencia de las producciones portuguesas exhibidas durante la colonización, el cine mozambiqueño se preocupó por elaborar un contenido centrado en su propio pueblo, criticando el eurocentrismo. En este contexto, encontramos la filmografía de Licínio Azevedo, cineasta brasileño-mozambiqueño. Así, esta tesis de grado aspira a desarrollar un análisis desde dos de sus obras, el documental La última prostituta (1999) y la película de ficción Virgen Margarida (2012), estableciendo una conexión entre el cine y la historia, en relación con el contexto político y social del Mozambique en un periodo posterior a la independencia. En ambas las producciones es posible observar elementos históricos, políticos, sociales y culturales abordados: las “nuevas mujeres” de la nación en construcción, los campos de reeducación de las prostitutas mozambiqueñas y las nociones de tradición y modernidad que impregnan el contexto del Mozambique independiente.
Palavras-chave: Cinema moçambicano
Licínio Azevedo
A última prostituta
Virgem Margarida
Moçambique
Frelimo
Maputo
Pós-independência
Gênero
Cine mozambiqueño
Licínio Azevedo
La última prostituta
Virgen Margarida
Post-independencia
Género
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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