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dc.creatorCantanhede, Itamiris Cantanhede e-
dc.date.accessioned2024-12-05T17:56:06Z-
dc.date.available2024-12-05-
dc.date.available2024-12-05T17:56:06Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationCANTANHEDE, Itamiris Cantanhede e. Mulheres transformadas, com cabeça bem limpas: Moçambique independente e o combate à prostituição pelas lentes de A última prostituta (1999) e Virgem Margarida (2012). 2022. 104f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2022. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3774pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3774-
dc.description.abstractEn Mozambique, el cine es una forma de arte presente desde la época colonial y, tras la independencia, cumplió una función muy importante en la construcción de la identidad y la formación de la nueva nación. A diferencia de las producciones portuguesas exhibidas durante la colonización, el cine mozambiqueño se preocupó por elaborar un contenido centrado en su propio pueblo, criticando el eurocentrismo. En este contexto, encontramos la filmografía de Licínio Azevedo, cineasta brasileño-mozambiqueño. Así, esta tesis de grado aspira a desarrollar un análisis desde dos de sus obras, el documental La última prostituta (1999) y la película de ficción Virgen Margarida (2012), estableciendo una conexión entre el cine y la historia, en relación con el contexto político y social del Mozambique en un periodo posterior a la independencia. En ambas las producciones es posible observar elementos históricos, políticos, sociales y culturales abordados: las “nuevas mujeres” de la nación en construcción, los campos de reeducación de las prostitutas mozambiqueñas y las nociones de tradición y modernidad que impregnan el contexto del Mozambique independiente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCinema moçambicanopt_BR
dc.subjectLicínio Azevedopt_BR
dc.subjectA última prostitutapt_BR
dc.subjectVirgem Margaridapt_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectFrelimopt_BR
dc.subjectMaputopt_BR
dc.subjectPós-independênciapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCine mozambiqueñopt_BR
dc.subjectLicínio Azevedopt_BR
dc.subjectLa última prostitutapt_BR
dc.subjectVirgen Margaridapt_BR
dc.subjectPost-independenciapt_BR
dc.subjectGéneropt_BR
dc.titleMulheres transformadas, com cabeça bem limpas: Moçambique independente e o combate à prostituição pelas lentes de A última prostituta (1999) e Virgem Margarida (2012)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCANTANHEDE, I. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7656082735087497pt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3555-7461pt_BR
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, V. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Rosenverck Estrela-
dc.contributor.referee1IDSANTOS, R.E.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940964956801562pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Márcio dos Santos-
dc.description.resumoEm Moçambique, o cinema é uma arte presente desde o tempo colonial e, após a independência, exerceu um papel fundamental para a construção da identidade e formação da nova nação. Diferente das produções portuguesas exibidas durante a colonização, o cinema moçambicano esteve preocupado em elaborar um conteúdo voltado para seu próprio povo, criticando o eurocentrismo. Inserida nesse contexto, encontra-se a filmografia de Licínio Azevedo, cineasta brasileiro-moçambicano. Assim, este trabalho monográfico pretende desenvolver uma análise a partir de duas de suas obras, o documentário A última prostituta (1999) e o filme de ficção Virgem Margarida (2012), estabelecendo uma relação entre cinema e história, no que concerne ao contexto político e social de Moçambique no pós independência. Em ambas as produções é possível observar elementos históricos, políticos, sociais e culturais abordados: as “mulheres novas” da nação em construção, os campos de reeducação para prostitutas moçambicanas, e as noções de tradição e modernidade que perpassam o contexto de Moçambique independente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqLinguística, letras e artespt_BR
dc.subject.cnpqArtespt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
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