Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/374
Título: Perfil clínico e imulológico de cães naturalmente infectados com Leishmania( Leishmania ) chagasi em São Luís- MA
Autor(es): Rosário, Carla Janaína Rebouças Marques do
Data do documento: 2015-12-17
Editor: UEMA
Resumo: As leishmanioses compreendem um complexo de doenças causadas por parasitas intracelulares obrigatórios pertencentes ao gênero Leishmania, tendo os cães domésticos como os principais responsáveis pela manutenção da cadeia epidemiológica da doença, e sabendo que mais da metade dos cães infectados não manifestam sinais da enfermidade, as leishmanioses vêm sendo consideradas como importante problema de saúde pública. Avaliou-se o perfil clínico e imunológico de cães naturalmente infectados com Leishmania (Leishmania) chagasi no município de São Luís- MA. Foram coletadas 20 amostras de sangue de animais positivos e sintomáticos para Leishmaniose Visceral Canina (LVC), 20 de animais positivos e assintomáticos e 10 de animais sabidamente negativos para a enfermidade. As amostras foram analisadas pelo teste imunocromatográfico (DPP/Biomanguinhos) e pelo ELISA (EIE/Biomanguinhos) indireto para detecção de anticorpos anti-leishmania. Foi ainda realizada cultura para verificar a presença de formas promastigotas do parasito nas amostras positivas. As amostras foram encaminhadas para avaliação das séries eritrocitárias, leucocitárias e plaquetárias, bem como para determinação das concentrações de ureia, creatinina, AST (aspartato aminotransferase), ALT (alanina aminotransferase) e albumina. As alíquotas de soro dos animais foram encaminhadas para o Laboratório de Imunologia de Doenças Infecciosas da UFMG, para análise e quantificação das citocinas IFN-γ e IL-10. Observou-se que os sinais clínicos mais frequentes para LVC foram: linfadenopatia, perda de peso, úlceras e onicogrifose. Pode-se concluir que houve alterações significativas nos valores dos parâmetros hematimétricos dos animais sintomáticos e assintomáticos para LVC, e que os valores de AST, ALT, ureia e creatinina obtidos nas análises bioquímicas dos animais não foram estatisticamente significativos, porém as análises de albumina apresentaram valores estatisticamente significativos entre os grupos (P˂0,05). Em relação às análises imunológicas, observou-se que houve um aumento significativo nos níveis de IFN-γ nos animais assintomáticos e um aumento significativo de IL-10 nos sintomáticos, sendo estatisticamente diferentes entre os grupos (P˂0,05).
Palavras-chave: Leishmania
Sinais clínicos
Cão
Imunologia
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência Animal - CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carla janaina.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.