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Título: Resíduos de vidro como substituto do agregado miúdo em misturas asfálticas usinadas a quente
Título(s) alternativo(s): Glass waste as a substitute for fine aggregate in mixtures hot machined asphalt
Autor(es): Neto, Raimundo Nonato da Costa
Orientador: Sousa, Mayssa Alves da Silva
Membro da Banca: Coelho, Maria Teresinha de Medeiros
Membro da Banca: Sant’Ana, Walter Canales
Data do documento: 2024-08-13
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A pavimentação asfáltica é uma técnica que consiste na execução de misturas asfálticas, compostas por ligante asfáltico e agregados naturais. Nesse sentido, necessita-se da constante exploração destes recursos naturais para a pavimentação de vias e manutenção dos pavimentos rodoviários. Desse modo, tornam-se úteis estudos que buscam materiais alternativos para substituição dos agregados, no qual pode-se citar o vidro, material que, no Brasil, apresenta baixas taxas de reciclagem e cujo principal destino final são os aterros sanitários. Assim sendo, este trabalho objetivou o estudo da substituição da areia por pó de vidro em misturas asfálticas usinadas a quente em proporções de 20%, 50% e 100%. Para isso, a metodologia consistiu em ensaio para caracterização dos agregados e do pó de vidro, ensaios de estabilidade Marshall e resistência à tração, para a avaliação do comportamento mecânico das misturas asfálticas. Os resultados da granulometria da areia e do pó de vidro demonstraram que ambos materiais possuem curvas granulométricas similares. Logo, tal achado o contribuiu para que não houvesse alterações significativas para a faixa de trabalho utilizada na presente pesquisa, faixa C. Assim, no que se refere ao comportamento mecânico, todas as proporções estudadas apresentaram resultados acima do mínimo definido pela Norma DNIT 031/2006, no qual a proporção com 50% de substituição da areia pelo pó de vidro atendeu tanto aos ensaios mecânico, quanto aos parâmetros volumétricos analisado, desta forma, demonstrando ser a opção mais adequada para substituição. Portanto, entende-se que a substituição do agregado natural pelo pó de vidro é uma solução viável para aplicação em misturas asfálticas, além de ser um meio sustentável para a diminuição da exploração do agregado natural e fornecer uma utilidade extra ao vidro
Resumo: Asphalt paving is a technique involving the creation of asphalt mixtures composed of asphalt binder and natural aggregates. In this context, there is a constant need to exploit these natural resources for road paving and maintenance. Therefore, studies that seek alternative materials to replace aggregates are useful. One such material is glass, which in Brazil has low recycling rates and is primarily disposed of in landfills. Thus, this study aimed to investigate the replacement of sand with glass powder in hotmix asphalt at proportions of 20%, 50%, and 100%. The methodology involved testing to characterize the aggregates and glass powder, as well as conducting Marshall stability tests and tensile strength tests to evaluate the mechanical behavior of the asphalt mixtures. The results of the granulometric analysis of sand and glass powder showed that both materials have similar granulometric curves. Consequently, this finding indicated that there were no significant changes for the working range used in this research, Range C. Regarding mechanical behavior, all studied proportions yielded results above the minimum defined by DNIT Standard 031/2006. Specifically, the proportion with 50% sand replacement with glass powder met both mechanical and volumetric parameters, demonstrating it as the most suitable option for replacement. Therefore, it is understood that replacing natural aggregate with glass powder is a viable solution for use in asphalt mixtures and provides a sustainable way to reduce natural aggregate exploitation while giving an additional use to glass
Palavras-chave: Misturas asfálticas
Agregado natural
Pó de vidro
Areia
Sustentável
Asphalt mixes
Glass powder
Sustainable
Natural aggregate
Sand
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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