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dc.creatorViana, Aline de Cássia Raquel Melo-
dc.date.accessioned2024-12-02T16:55:17Z-
dc.date.available2024-12-02-
dc.date.available2024-12-02T16:55:17Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVIANA, Aline de Cássia Raquel Melo. Descarrilamentos na estrada de ferro carajás: análise de causas. 2024. 43f. Monografia - Artigo(Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3725pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3725-
dc.description.abstractThis article investigates the derailments on the Carajás Railway (EFC) that occurred between 2018 and 2023, aiming to identify their causes and propose solutions to increase safety and operational efficiency. The research adopts a methodological approach that combines review bibliography and analysis of case studies. The results highlight that defects in the geometry of the track, component failures and human error as the main factors contributing to derailments. The application of the GUT Matrix allowed prioritizing maintenance actions, effectively allocating resources to more critical problems. It is concluded that a rigorous and continuous maintenance, combined with the practical experience of professionals, is essential for mitigate risks and ensure the safe operation of the EFC, which plays a crucial role in mineral flow and economic development in Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDescarrilamentospt_BR
dc.subjectEstrada de Ferro Carajáspt_BR
dc.subjectManutenção ferroviáriapt_BR
dc.subjectSegurança operacionalpt_BR
dc.subjectDerailmentspt_BR
dc.subjectCarajás Railwaypt_BR
dc.subjectRailway maintenancept_BR
dc.subjectOperational securitypt_BR
dc.titleDescarrilamentos na estrada de ferro carajás: análise de causaspt_BR
dc.title.alternativeDerailments on the Carajás railway: analysis of causespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Witson Andrade da-
dc.contributor.referee1Aguiar, Eduardo Aurelio Barros-
dc.contributor.referee2Demétrio, Jorge Creso Cutrim-
dc.description.resumoEste artigo investiga os descarrilamentos na Estrada de Ferro Carajás (EFC) ocorridos entre 2018 e 2023, visando identificar suas causas e propor soluções para aumentar a segurança e a eficiência operacional. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que combina revisão bibliográfica e análise de estudos de caso. Os resultados destacam que defeitos na geometria da via, falhas nos componentes e falhas humanas como os principais fatores que contribuem para os descarrilamentos. A aplicação da Matriz GUT permitiu priorizar ações de manutenção, alocando recursos de forma eficaz para problemas mais críticos. Conclui-se que uma manutenção rigorosa e contínua, aliada à experiência prática dos profissionais, é essencial para mitigar riscos e assegurar a operação segura da EFC, que desempenha um papel crucial no escoamento de minerais e no desenvolvimento econômico do Brasilpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCTpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias

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