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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3725
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Viana, Aline de Cássia Raquel Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T16:55:17Z | - |
dc.date.available | 2024-12-02 | - |
dc.date.available | 2024-12-02T16:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Aline de Cássia Raquel Melo. Descarrilamentos na estrada de ferro carajás: análise de causas. 2024. 43f. Monografia - Artigo(Curso de Bacharelado em Engenharia Civil) - Centro de Ciências Tecnológicas, Universidade Estadual do Maranhão - São Luís - MA - Brasil, 2024. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3725 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3725 | - |
dc.description.abstract | This article investigates the derailments on the Carajás Railway (EFC) that occurred between 2018 and 2023, aiming to identify their causes and propose solutions to increase safety and operational efficiency. The research adopts a methodological approach that combines review bibliography and analysis of case studies. The results highlight that defects in the geometry of the track, component failures and human error as the main factors contributing to derailments. The application of the GUT Matrix allowed prioritizing maintenance actions, effectively allocating resources to more critical problems. It is concluded that a rigorous and continuous maintenance, combined with the practical experience of professionals, is essential for mitigate risks and ensure the safe operation of the EFC, which plays a crucial role in mineral flow and economic development in Brazil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual do Maranhão | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Descarrilamentos | pt_BR |
dc.subject | Estrada de Ferro Carajás | pt_BR |
dc.subject | Manutenção ferroviária | pt_BR |
dc.subject | Segurança operacional | pt_BR |
dc.subject | Derailments | pt_BR |
dc.subject | Carajás Railway | pt_BR |
dc.subject | Railway maintenance | pt_BR |
dc.subject | Operational security | pt_BR |
dc.title | Descarrilamentos na estrada de ferro carajás: análise de causas | pt_BR |
dc.title.alternative | Derailments on the Carajás railway: analysis of causes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Witson Andrade da | - |
dc.contributor.referee1 | Aguiar, Eduardo Aurelio Barros | - |
dc.contributor.referee2 | Demétrio, Jorge Creso Cutrim | - |
dc.description.resumo | Este artigo investiga os descarrilamentos na Estrada de Ferro Carajás (EFC) ocorridos entre 2018 e 2023, visando identificar suas causas e propor soluções para aumentar a segurança e a eficiência operacional. A pesquisa adota uma abordagem metodológica que combina revisão bibliográfica e análise de estudos de caso. Os resultados destacam que defeitos na geometria da via, falhas nos componentes e falhas humanas como os principais fatores que contribuem para os descarrilamentos. A aplicação da Matriz GUT permitiu priorizar ações de manutenção, alocando recursos de forma eficaz para problemas mais críticos. Conclui-se que uma manutenção rigorosa e contínua, aliada à experiência prática dos profissionais, é essencial para mitigar riscos e assegurar a operação segura da EFC, que desempenha um papel crucial no escoamento de minerais e no desenvolvimento econômico do Brasil | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus São Luis Centro de Ciências Tecnológicas – CCT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEMA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ARTIGO - ALINE DE CÁSSIA RAQUEL MELO VIANA - BACH. ENG. CIVIL CCT UEMA 2024.pdf | PDF A | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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