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Título: Educação patrimonial e patrimônio cultural: evidências de um fazer metodológico no Brasil e no Maranhão
Autor(es): Dias, Gescca Sousa
Orientador: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Membro da Banca: Ximendes, Carlos Alberto
Membro da Banca: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Data do documento: 2020-11-19
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Este trabalho é uma extensão da pesquisa Educação Patrimonial E seus Resultados: cartilhas, livros paradidáticos e guias. Na qual foi realizada uma pesquisa de ações relacionadas a educação patrimonial, a partir do levantamento de sites do IPHAN de cidades como João Pessoa, Natal, Salvador, Recife, Londrina etc. e Catalogação de cartilhas, guias de Educação Patrimonial e livros paradidáticos utilizados em ações de educação patrimonial, no Maranhão, e em outros estados do Brasil .Buscando com a realização deste trabalho, fazer uma reflexão sobre a utilização da educação patrimonial como ferramenta metodológica no ensino de história. Analisamos de que modo os recursos culturais que compõem o patrimônio cultural, são utilizados no ensino formal maranhense, Identificando projetos e ações de Educação Patrimonial aplicados em escolas em São Luís e outros municípios do estado, ampliando, desta forma, o estudo cuja, temática é: a importância da Educação Patrimonial no ambiente escolar, dando ênfase ao ensino de História. O processo de preservação do patrimônio histórico e cultural, seja ele material ou imaterial por dentro de uma perspectiva educativa.
Resumo: This work is an extension of the Patrimonial Education and Its Results research: booklets, educational books and guides. In which a survey of actions related to heritage education was carried out, based on a survey of IPHAN sites in cities such as João Pessoa, Natal, Salvador, Recife, Londrina, etc. and Cataloging of booklets, Heritage Education guides and paradidactic books used in heritage education actions, in Maranhão, and in other states of Brazil. Using this work, reflect on the use of heritage education as a methodological tool in teaching of history. We analyze how the cultural resources that make up the cultural heritage are used in formal education in Maranhão, identifying projects and actions of Heritage Education applied in schools in São Luís and other municipalities in the state, thus expanding the study whose theme is: the importance of Heritage Education in the school environment, emphasizing the teaching of History. The process of preserving historical and cultural heritage, whether material or immaterial from an educational perspective.
Palavras-chave: Patrimônio cultural
Educação Patrimonial
Ensino de História
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Cultural heritage
Heritage Education
History teaching
Institute of National Historical and Artistic Heritage
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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