Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Gescca Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-28T11:45:32Z-
dc.date.available2024-11-28-
dc.date.available2024-11-28T11:45:32Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.citationDIAS, Gescca Sousa. Educação patrimonial e patrimônio cultural: evidências de um fazer metodológico no Brasil e no Maranhão. 2020. 120f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2020. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3663pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3663-
dc.description.abstractThis work is an extension of the Patrimonial Education and Its Results research: booklets, educational books and guides. In which a survey of actions related to heritage education was carried out, based on a survey of IPHAN sites in cities such as João Pessoa, Natal, Salvador, Recife, Londrina, etc. and Cataloging of booklets, Heritage Education guides and paradidactic books used in heritage education actions, in Maranhão, and in other states of Brazil. Using this work, reflect on the use of heritage education as a methodological tool in teaching of history. We analyze how the cultural resources that make up the cultural heritage are used in formal education in Maranhão, identifying projects and actions of Heritage Education applied in schools in São Luís and other municipalities in the state, thus expanding the study whose theme is: the importance of Heritage Education in the school environment, emphasizing the teaching of History. The process of preserving historical and cultural heritage, whether material or immaterial from an educational perspective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacionalpt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectHeritage Educationpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectInstitute of National Historical and Artistic Heritagept_BR
dc.titleEducação patrimonial e patrimônio cultural: evidências de um fazer metodológico no Brasil e no Maranhãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDDIAS, G. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2862459646236131pt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.contributor.referee1Ximendes, Carlos Alberto-
dc.contributor.referee1IDXIMENDES, C. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223675574026944pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9590-8334pt_BR
dc.contributor.referee2IDSANTOS, S. R. Rpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057206547897855pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é uma extensão da pesquisa Educação Patrimonial E seus Resultados: cartilhas, livros paradidáticos e guias. Na qual foi realizada uma pesquisa de ações relacionadas a educação patrimonial, a partir do levantamento de sites do IPHAN de cidades como João Pessoa, Natal, Salvador, Recife, Londrina etc. e Catalogação de cartilhas, guias de Educação Patrimonial e livros paradidáticos utilizados em ações de educação patrimonial, no Maranhão, e em outros estados do Brasil .Buscando com a realização deste trabalho, fazer uma reflexão sobre a utilização da educação patrimonial como ferramenta metodológica no ensino de história. Analisamos de que modo os recursos culturais que compõem o patrimônio cultural, são utilizados no ensino formal maranhense, Identificando projetos e ações de Educação Patrimonial aplicados em escolas em São Luís e outros municípios do estado, ampliando, desta forma, o estudo cuja, temática é: a importância da Educação Patrimonial no ambiente escolar, dando ênfase ao ensino de História. O processo de preservação do patrimônio histórico e cultural, seja ele material ou imaterial por dentro de uma perspectiva educativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória do Brasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.subject.cnpqHistória urbanapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - GESCCA SOUSA DIAS - HISTÓRIA UEMA 2020.pdfPDF3.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.