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Título: A música não é apenas “Boa pra ouvir”, mas também é “boa pra pensar”: o samba de enredo como ferramenta metodológica no ensino de história.
Título(s) alternativo(s): The music is not only “Good to listen to”, but it is also “Good to think about”: the plot samba as a methodological tool in teaching history.
Autor(es): Rodrigues, Flávia Cristina
Orientador: Camêlo, Júlia Constança Pereira
Data do documento: 2021
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Para a realização deste trabalho contamos com a orientação da Professora Dra. Júlia Constança Pereira Camêlo. Nosso objetivo é pensar as músicas, sambas de enredo, como um recurso interdisciplinar no ensino de História, entendendo a construção histórica do que hoje conhecemos como “Samba-Enredo” no Brasil. Apresentando sambas que possuem como tema de seu enredo momentos históricos da História do Brasil e demonstrando como utilizar o samba de enredo como um recurso no processo de ensino e aprendizagem escolar. No Brasil, o carnaval se adaptou à cada região do país e assim, mesmo sendo apenas uma única festa, é celebrada de diferentes formas. Por exemplo, em Salvador há destaque para os trios elétricos, em Recife o que sobressai é o frevo, já em São Paulo e Rio de Janeiro o que prevalece é o ritmo denominado samba, com as tradicionais escolas de samba que animam a plateia com os sambas enredo, que contam a história de alguma personalidade que realizou algum feito de destaque ou retrata algum momento histórico importante, e suas fantasias elaboradas especialmente para cada desfile. Desde os anos 90 os estudos têm cada vez mais se voltado para a globalidade da música popular, fugindo de leituras por vezes parciais ancorados apenas no aspecto textual, e propondo novos objetos de análise como os meios de produção destes. A canção em sua globalidade, a recepção, o intérprete, o compositor, enfim, os estudos caminham para a busca de uma Sociologia da Música, pois é preciso lembrarmos que além de arte, e por isso possuir certa liberdade poética em relação à sua composição, a música também é canção, e esses parâmetros musicais tais como melodia, arranjo, interpretação, composição também devem estar presente nas abordagens do pesquisador. Apesar de todo o avanço, acreditamos que ainda há muito o que caminhar nas discussões a respeito da utilização da música e do samba de enredo como documentação. Contudo nossa aposta é otimista, acreditamos que ao utilizarmos este recurso popular para fazermos através de um estudo da Sociologia da Música uma abordagem relacionada ao conteúdo da matéria, estaremos fomentando a pesquisa histórica e cultivando agentes do saber e não apenas receptores de conteúdo. Podemos assim, plantar a semente da autonomia e criticidade, criando uma cultura de alunos pesquisadores desde a mais tenra idade.
Resumo: Camêlo. Our goal is to think of songs, sambas de enredo, as an interdisciplinary resource in the teaching of History, understanding the historical construction of what we know today as “Samba-Enredo” in Brazil. Presenting sambas that have historical moments in the history of Brazil as the theme of their plot and demonstrating how to use plot samba as a resource in the process of teaching and learning at school. In Brazil, carnival has adapted to each region of the country and so, even though it is just the same party, it is celebrated in different ways. For example, in Salvador there is an emphasis on the trios elétricos, in Recife what stands out is frevo, in São Paulo and Rio de Janeiro what prevails is the rhythm called samba, with the traditional samba schools that enliven the audience with the sambas enredo, telling the story of a personality who performed some outstanding feat or portrays an important historical moment, and their costumes created especially for each parade. Since the 1990s, studies have increasingly focused on the globality of popular music, breaking away from readings that are sometimes partial anchored only in the textual aspect, and proposing new objects of analysis as their means of production. The song in its entirety, the reception, the interpreter, the composer, in short, the studies move towards the search for a Sociology of Music, as it is necessary to remember that in addition to art, and therefore possess a certain poetic freedom in relation to its composition, music is also a song, and these musical parameters such as melody, arrangement, interpretation, composition must also be present in the researcher's approaches. Despite all the progress, we believe that there is still a long way to go in the discussions regarding the use of music and the samba de enredo as documentation. However, our bet is optimistic, we believe that by using this popular resource to make an approach related to the content in the subject through a study of the Sociology of Music, we will be encouraging historical research and cultivating agents of knowledge and not just content recipients. We can thus plant the seed of autonomy and criticality, creating a culture of student researchers from an early age.
Palavras-chave: História
Ensino de História
Samba-enredo
Carnaval
Brasil
Historiografia
Música
Análise contextual
History
History teaching
Carnival
Historiography
Music
Contextual analysis
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