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dc.creatorRodrigues, Flávia Cristina-
dc.date.accessioned2024-11-27T19:22:58Z-
dc.date.available2024-11-27-
dc.date.available2024-11-27T19:22:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Flávia Cristina. A música não é apenas “Boa pra ouvir”, mas também é “boa pra pensar”: o samba de enredo como ferramenta metodológica no ensino de história. 2021. 83f. Monografia (Graduação em História Licenciatura) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2021. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3659pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3659-
dc.description.abstractCamêlo. Our goal is to think of songs, sambas de enredo, as an interdisciplinary resource in the teaching of History, understanding the historical construction of what we know today as “Samba-Enredo” in Brazil. Presenting sambas that have historical moments in the history of Brazil as the theme of their plot and demonstrating how to use plot samba as a resource in the process of teaching and learning at school. In Brazil, carnival has adapted to each region of the country and so, even though it is just the same party, it is celebrated in different ways. For example, in Salvador there is an emphasis on the trios elétricos, in Recife what stands out is frevo, in São Paulo and Rio de Janeiro what prevails is the rhythm called samba, with the traditional samba schools that enliven the audience with the sambas enredo, telling the story of a personality who performed some outstanding feat or portrays an important historical moment, and their costumes created especially for each parade. Since the 1990s, studies have increasingly focused on the globality of popular music, breaking away from readings that are sometimes partial anchored only in the textual aspect, and proposing new objects of analysis as their means of production. The song in its entirety, the reception, the interpreter, the composer, in short, the studies move towards the search for a Sociology of Music, as it is necessary to remember that in addition to art, and therefore possess a certain poetic freedom in relation to its composition, music is also a song, and these musical parameters such as melody, arrangement, interpretation, composition must also be present in the researcher's approaches. Despite all the progress, we believe that there is still a long way to go in the discussions regarding the use of music and the samba de enredo as documentation. However, our bet is optimistic, we believe that by using this popular resource to make an approach related to the content in the subject through a study of the Sociology of Music, we will be encouraging historical research and cultivating agents of knowledge and not just content recipients. We can thus plant the seed of autonomy and criticality, creating a culture of student researchers from an early age.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectSamba-enredopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHistoriografiapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAnálise contextualpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectCarnivalpt_BR
dc.subjectHistoriographypt_BR
dc.subjectMusicpt_BR
dc.subjectContextual analysispt_BR
dc.titleA música não é apenas “Boa pra ouvir”, mas também é “boa pra pensar”: o samba de enredo como ferramenta metodológica no ensino de história.pt_BR
dc.title.alternativeThe music is not only “Good to listen to”, but it is also “Good to think about”: the plot samba as a methodological tool in teaching history.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Camêlo, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1IDCAMÊLO, J. C. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3583-6866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117pt_BR
dc.description.resumoPara a realização deste trabalho contamos com a orientação da Professora Dra. Júlia Constança Pereira Camêlo. Nosso objetivo é pensar as músicas, sambas de enredo, como um recurso interdisciplinar no ensino de História, entendendo a construção histórica do que hoje conhecemos como “Samba-Enredo” no Brasil. Apresentando sambas que possuem como tema de seu enredo momentos históricos da História do Brasil e demonstrando como utilizar o samba de enredo como um recurso no processo de ensino e aprendizagem escolar. No Brasil, o carnaval se adaptou à cada região do país e assim, mesmo sendo apenas uma única festa, é celebrada de diferentes formas. Por exemplo, em Salvador há destaque para os trios elétricos, em Recife o que sobressai é o frevo, já em São Paulo e Rio de Janeiro o que prevalece é o ritmo denominado samba, com as tradicionais escolas de samba que animam a plateia com os sambas enredo, que contam a história de alguma personalidade que realizou algum feito de destaque ou retrata algum momento histórico importante, e suas fantasias elaboradas especialmente para cada desfile. Desde os anos 90 os estudos têm cada vez mais se voltado para a globalidade da música popular, fugindo de leituras por vezes parciais ancorados apenas no aspecto textual, e propondo novos objetos de análise como os meios de produção destes. A canção em sua globalidade, a recepção, o intérprete, o compositor, enfim, os estudos caminham para a busca de uma Sociologia da Música, pois é preciso lembrarmos que além de arte, e por isso possuir certa liberdade poética em relação à sua composição, a música também é canção, e esses parâmetros musicais tais como melodia, arranjo, interpretação, composição também devem estar presente nas abordagens do pesquisador. Apesar de todo o avanço, acreditamos que ainda há muito o que caminhar nas discussões a respeito da utilização da música e do samba de enredo como documentação. Contudo nossa aposta é otimista, acreditamos que ao utilizarmos este recurso popular para fazermos através de um estudo da Sociologia da Música uma abordagem relacionada ao conteúdo da matéria, estaremos fomentando a pesquisa histórica e cultivando agentes do saber e não apenas receptores de conteúdo. Podemos assim, plantar a semente da autonomia e criticidade, criando uma cultura de alunos pesquisadores desde a mais tenra idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqCiências humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

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