Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3646
Título: Perfil profissional do professor de música para os dias de hoje
Título(s) alternativo(s): Professional profile of a music teacher today
Autor(es): Carvalho, Sóstenes Sousa
Orientador: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Rosário, Willinson Carvalho do
Membro da Banca: Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Na formação de professores de música, periodicamente, é necessário a atualização do perfil profissional que se deseja formar dentro dos cursos de Licenciatura em Música, tendo em vista às demandas sociais, educacionais e culturais. Logo, ao falar da formação docente do profissional da música, percebe-se que apenas o domínio da linguagem musical não é suficiente para se promover o ensino da música na sociedade atual. Esta pesquisa possui um caráter de revisão bibliográfica e teve como objetivo principal saber qual é o perfil profissional do professor de música ideal para os dias de hoje. Nessa intenção, buscou-se entender o perfil profissional do professor música a partir dos conceitos de qualificação e competência. Por conseguinte, também com base nesses conceitos, buscou-se investigar e destacar o que o professor de música deve saber e como ele deve agir no cotidiano da atividade docente nos dias de hoje. A metodologia possui abordagem qualitativa, assim, procurou-se mapear os argumentos de autores selecionados, estes abordaram em suas pesquisas a formação de professores, formação inicial do professor de música e formação docente em música. Observa-se na pesquisa, a importância de uma qualificação profissional do professor de música com ênfase nos saberes da docência e no desenvolvimento de competências e habilidades, tendo nesse processo formativo, o ensino superior de música como ferramenta
Resumo: In the training of music teachers, it is necessary to periodically update the professional profile that one wishes to form within the Bachelor's Degree in Music courses, taking into account social, educational and cultural demands. Therefore, when speaking of the teacher training of music professionals, it is clear that mastery of musical language alone is not enough to promote music teaching in today's society. This research has the character of a bibliographic review and its main objective was to find out what the ideal professional profile of the music teacher is for today. With this intention, we sought to understand the professional profile of the music teacher based on the concepts of qualification and competence. Therefore, also based on these concepts, we sought to investigate and highlight what the music teacher should know and how he or she should act in the daily teaching activity today. The methodology has a qualitative approach, thus, we sought to map the arguments of selected authors, who addressed in their research the training of teachers, initial training of music teachers and teacher training in music. The research shows the importance of professional qualification of music teachers with an emphasis on teaching knowledge and the development of skills and abilities, having higher education in music as a tool in this training process.
Palavras-chave: Formação Inicial
Perfil Profissional
Qualificação profissional
Professor musical
Revisão bibliográfica
Perfil Profissional Básico do Professor de Música
Perfil profissional do professor de música
Initial Training
Professional Profile
Professional Qualification
Music Teacher
Bibliographic Review
Basic Professional Profile of the Music Teacher
Professional Profile of the Music Teacher
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -SÓSTENES SOUSA CARVALHO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA462.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.