Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Sóstenes Sousa-
dc.date.accessioned2024-11-26T17:59:10Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2024-11-26T17:59:10Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationCARVALHO, Sóstenes Sousa. Perfil profissional do professor de música para os dias de hoje. 2019. 64 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3646pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3646-
dc.description.abstractIn the training of music teachers, it is necessary to periodically update the professional profile that one wishes to form within the Bachelor's Degree in Music courses, taking into account social, educational and cultural demands. Therefore, when speaking of the teacher training of music professionals, it is clear that mastery of musical language alone is not enough to promote music teaching in today's society. This research has the character of a bibliographic review and its main objective was to find out what the ideal professional profile of the music teacher is for today. With this intention, we sought to understand the professional profile of the music teacher based on the concepts of qualification and competence. Therefore, also based on these concepts, we sought to investigate and highlight what the music teacher should know and how he or she should act in the daily teaching activity today. The methodology has a qualitative approach, thus, we sought to map the arguments of selected authors, who addressed in their research the training of teachers, initial training of music teachers and teacher training in music. The research shows the importance of professional qualification of music teachers with an emphasis on teaching knowledge and the development of skills and abilities, having higher education in music as a tool in this training process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação Inicialpt_BR
dc.subjectPerfil Profissionalpt_BR
dc.subjectQualificação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessor musicalpt_BR
dc.subjectRevisão bibliográficapt_BR
dc.subjectPerfil Profissional Básico do Professor de Músicapt_BR
dc.subjectPerfil profissional do professor de músicapt_BR
dc.subjectInitial Trainingpt_BR
dc.subjectProfessional Profilept_BR
dc.subjectProfessional Qualificationpt_BR
dc.subjectMusic Teacherpt_BR
dc.subjectBibliographic Reviewpt_BR
dc.subjectBasic Professional Profile of the Music Teacherpt_BR
dc.subjectProfessional Profile of the Music Teacherpt_BR
dc.titlePerfil profissional do professor de música para os dias de hojept_BR
dc.title.alternativeProfessional profile of a music teacher todaypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDCARVALHO, S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2847154634818757pt_BR
dc.contributor.advisor1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.advisor1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee1Rosário, Willinson Carvalho do-
dc.contributor.referee1IDROSÁRIO, W. C.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1577530290991244pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Maria Jucilene Silva Guida de-
dc.contributor.referee2IDSOUSA, M. J. S. G.;DE SOUSA, M. J. S. G.; DE SOUSA, MARIA JUCILENE SILVA GUIDApt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7444547353521428pt_BR
dc.contributor.referee3Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee3IDGOUVEIA NETO, J. C.;GOUVEIA NETO, JOÃO COSTA; Gouveia, João Costapt_BR
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.description.resumoNa formação de professores de música, periodicamente, é necessário a atualização do perfil profissional que se deseja formar dentro dos cursos de Licenciatura em Música, tendo em vista às demandas sociais, educacionais e culturais. Logo, ao falar da formação docente do profissional da música, percebe-se que apenas o domínio da linguagem musical não é suficiente para se promover o ensino da música na sociedade atual. Esta pesquisa possui um caráter de revisão bibliográfica e teve como objetivo principal saber qual é o perfil profissional do professor de música ideal para os dias de hoje. Nessa intenção, buscou-se entender o perfil profissional do professor música a partir dos conceitos de qualificação e competência. Por conseguinte, também com base nesses conceitos, buscou-se investigar e destacar o que o professor de música deve saber e como ele deve agir no cotidiano da atividade docente nos dias de hoje. A metodologia possui abordagem qualitativa, assim, procurou-se mapear os argumentos de autores selecionados, estes abordaram em suas pesquisas a formação de professores, formação inicial do professor de música e formação docente em música. Observa-se na pesquisa, a importância de uma qualificação profissional do professor de música com ênfase nos saberes da docência e no desenvolvimento de competências e habilidades, tendo nesse processo formativo, o ensino superior de música como ferramentapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem; Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -SÓSTENES SOUSA CARVALHO - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA462.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.