Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/364
Título: Comportamento do maracujazeiro-amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) submetido á diferentes formas de poda de formação
Autor(es): Coelho, Fernando Antonio Oliveira
Data do documento: 2010-04-29
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o rendimento do maracujazeiro-amarelo, conduzido em observância a princípios agroecológicos, submetido a três formas diferentes de condução e poda. O experimento foi realizado na Fazenda-Escola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Maranhão no período de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos (T1, T2 e T3) e cinco repetições, identificados em campo por fitas coloridas. O tratamento T1 caracterizado pela ausência de podas, o tratamento T2, caracterizado pela realização de podas das mudas até a altura do arame de sustentação e o tratamento T3, caracterizado pela realização de podas até o arame de sustentação e podas de formação. Na área experimental foram escolhidas aleatoriamente, quinze plantas de maracujazeiro-amarelo, sendo que cinco plantas foram selecionadas para constituir cada tratamento. A unidade experimental foi constituída de uma planta. Os resultados mostraram que o tratamento T1, onde não foi realizada a poda foi superior aos tratamentos T2 e T3, em número de frutos e número de flores, o que na prática significa que dentro das condições em que foi realizado o experimento, não é recomendada a realização de podas.
Palavras-chave: Passiflora edulis
Maracujazeiro-amarelo
Poda
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO ANTONIO OLIVEIRA COELHO.pdf1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.