Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3618
Título: A leitura como fator determinante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos do Ensino Fundamental e escola governadora Roseana Sarney
Título(s) alternativo(s): Reading as a determining factor for the cognitive development of elementary school students at the Governor Roseana Sarney school
Autor(es): Costa Filho, Gentil José dos Santos
Orientador: Muniz, Maria da Conceição Aparecida Nogueira da Cruz
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: A presente monografia teve por finalidade analisar, de maneira reflexiva a leitura como fator determinante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino fundamental I, verificando a importância social da leitura para o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. A subjetividade da criança é construída nas relações de troca com a família e/ou grupo familiar, parentes, amigos e vizinhos desde os seus primeiros dias de vida, atitudes essas que irão refletir no âmbito escolar. Dessa forma a leitura soma-se ao desenvolvimento intelectual do indivíduo e atua na formação moral dos alunos, somando para o pleno desenvolvimento do cidadão. A aquisição da leitura é um processo dinâmico que requer práticas significativas de abstração de vários aspectos: auditivo, visual e sinestésico, portanto, balizador do desenvolvimento cognitivo do indivíduo. A escola é, portanto o lugar onde a criança irá formar o seu projeto de vida, e a qualidade do ensino é a condição necessária para essa formação integral (intelectual/moral). Hoje por inúmeras razões de ordem social, intelectual, cultural, muitos pais deixam de participar da vida escolar de seus filhos. Destarte a falta de apoio em práticas leitoras, pode ser um entrave para o pleno desenvolvimento da aprendizagem dos educandos. Dessa maneira, percebese a importância do assunto como possibilidades de conscientização maior dos pais, na vida escolar de seus filhos. O prazer pela leitura é criado a partir de estímulos, e a forma como se trabalha colabora muito para se criar uma geração habituado a ler e com a linguagem muito mais ampla e significativa, fazendo parte de uma sociedade onde poderá participar e argumentar, mostrando a força da palavra quando se tem leitura e conhecimento.
Resumo: The purpose of this monograph was to analyze reflective reading as a determinant factor for the cognitive development of elementary students I, verifying the social importance of reading for the biopsychosocial development of the individual. The subjectivity of the child is built up in the relations of exchange with the family and / or family group, relatives, friends and neighbors from the first days of life, which are reflected in the school environment. In this way the reading adds up to the intellectual development of the individual and acts in the moral formation of the students, adding to the full development of the citizen. The acquisition of reading is a dynamic process that requires significant practices of abstraction of several aspects: auditory, visual and synesthetic, therefore, the goal of the individual's cognitive development. The school is therefore the place where the child will form his life project, and the quality of teaching is the necessary condition for this integral formation (intellectual / moral). Today for many social, intellectual and cultural reasons, many parents fail to participate in the school life of their children. Hence the lack of support in reading practices can be a barrier to the full development of learners' learning. In this way, the importance of the subject is perceived as possibilities of greater awareness of parents in the school life of their children. The pleasure of reading is created from stimuli, and the way in which we work collaborates a lot to create a generation that is accustomed to reading and with a much broader and more meaningful language, being part of a society where it can participate and argue, showing the strength of the word when you have reading and knowledge.
Palavras-chave: Leitura
Aprendizagem
Escola
Letramento
Alfabetização
Ensino Fundamental
Práticas Pedagógicas
Práticas Sociais
Sala de Aula
Gêneros Textuais
Learning
School
Literacy
Alphabetization
Elementary Education
Pedagogical Practices. Social Practices
Classroom
Textual Genres
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa - Campus Itapecuru-Mirim UEMA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.