Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3586
Título: Ensinando música nas salas de alfabetização: histórias, poemas, sons, desenhos e canções
Título(s) alternativo(s): Teaching music in literacy classrooms: stories, poems, sounds, drawings and songs
Autor(es): Almeida, Luisiane Cristina Sá de
Orientador: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Gouveia Neto, João Costa
Membro da Banca: Castro, Ciro de
Membro da Banca: Estrela, Abraão Abreu
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: O presente estudo faz um breve panorama das principais abordagens teóricas dos educadores musicais do século XX, fazendo uma reflexão sobre os métodos ativos em educação musical. Investiga como ocorre a aprendizagem musical da criança na fase de alfabetização escolar, por meio dos componentes que orientam o processo de ensino-aprendizagem musical, apresentando as diferentes modalidades organizativas do ensino que favorecem as práticas musicais no contexto educativo. O objetivo geral do trabalho é compreender o processo de ensino aprendizagem musical de crianças de 6 a 7 anos de idade no período da alfabetização escolar, a partir da utilização dos métodos e metodologias que orientam o fazer musical, valorizando a literatura infantil, os poemas, os sons, desenhos e canções. A metodologia aplicada é de estudo bibliográfico integrado à pesquisa qualitativa da observação participante da prática pedagógica em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, na UEB Poeta Gonçalves Dias, escola da Rede Municipal de Ensino. Propõe propostas musicais que auxiliam o trabalho com música nas salas de alfabetização: o ambiente alfabetizador e os conteúdos musicais por meio das histórias, dos poemas, das canções e do desenho infantil que contribuem na aprendizagem musical de crianças de 6 a 7 anos
Resumo: This study provides a brief overview of the main theoretical approaches of 20th-century music educators, reflecting on active methods in music education. It investigates how children learn music during the school literacy phase, through the components that guide the music teaching-learning process, presenting the different organizational modalities of teaching that favor musical practices in the educational context. The general objective of the work is to understand the musical teaching-learning process of children aged 6 to 7 during the school literacy period, using methods and methodologies that guide musical practice, valuing children's literature, poems, sounds, drawings and songs. The methodology applied is a bibliographic study integrated with qualitative research of participant observation of pedagogical practice in a 1st grade elementary school class at UEB Poeta Gonçalves Dias, a school in the Municipal Education Network. It proposes musical proposals that help work with music in literacy classrooms: the literacy environment and musical content through stories, poems, songs and children's drawings that contribute to the musical learning of children aged 6 to 7 years old
Palavras-chave: Educação musical
Ensino-aprendizagem musical
Propostas pedagógicas musicais
Os educadores musicais da primeira geração
O proceso de Ensino-Aprendizagem musical da criança na alfabetização escolar
Prática pedagógica musical na UEB Poeta Gonçalves Dias
Music education
Music teaching-learning
Music pedagogical proposals
First generation music educators
The process of teaching-learning music for children in school literacy
Music pedagogical practice at UEB Poeta Gonçalves Dias
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -LUISIANE CRISTINA SÁ DE ALMEIDA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA791.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.