Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Luisiane Cristina Sá de-
dc.date.accessioned2024-11-18T20:35:02Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2024-11-18T20:35:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationAlmeida, Luisiane Cristina Sá de. Ensinando música nas salas de alfabetização: histórias, poemas, sons, desenhos e canções. 2019. 73 f. Monografia (Curso de Licenciatura em Música) - Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís - MA, 2019. Disponível em: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3586pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3586-
dc.description.abstractThis study provides a brief overview of the main theoretical approaches of 20th-century music educators, reflecting on active methods in music education. It investigates how children learn music during the school literacy phase, through the components that guide the music teaching-learning process, presenting the different organizational modalities of teaching that favor musical practices in the educational context. The general objective of the work is to understand the musical teaching-learning process of children aged 6 to 7 during the school literacy period, using methods and methodologies that guide musical practice, valuing children's literature, poems, sounds, drawings and songs. The methodology applied is a bibliographic study integrated with qualitative research of participant observation of pedagogical practice in a 1st grade elementary school class at UEB Poeta Gonçalves Dias, a school in the Municipal Education Network. It proposes musical proposals that help work with music in literacy classrooms: the literacy environment and musical content through stories, poems, songs and children's drawings that contribute to the musical learning of children aged 6 to 7 years oldpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual do Maranhãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem musicalpt_BR
dc.subjectPropostas pedagógicas musicaispt_BR
dc.subjectOs educadores musicais da primeira geraçãopt_BR
dc.subjectO proceso de Ensino-Aprendizagem musical da criança na alfabetização escolarpt_BR
dc.subjectPrática pedagógica musical na UEB Poeta Gonçalves Diaspt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectMusic teaching-learningpt_BR
dc.subjectMusic pedagogical proposalspt_BR
dc.subjectFirst generation music educatorspt_BR
dc.subjectThe process of teaching-learning music for children in school literacypt_BR
dc.subjectMusic pedagogical practice at UEB Poeta Gonçalves Diaspt_BR
dc.titleEnsinando música nas salas de alfabetização: histórias, poemas, sons, desenhos e cançõespt_BR
dc.title.alternativeTeaching music in literacy classrooms: stories, poems, sounds, drawings and songspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.IDALMEIDA, L. C. S.;SÁ DE ALMEIDA, LUISIANE CRISTINApt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1586-3373pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0354655950979364pt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.advisor1IDGOUVEIA NETO, J. C.;GOUVEIA NETO, JOÃO COSTA; Gouveia, João Costapt_BR
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee1Gouveia Neto, João Costa-
dc.contributor.referee1IDGOUVEIA NETO, J. C.;GOUVEIA NETO, JOÃO COSTA; Gouveia, João Costapt_BR
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7202-7198pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2535403776204569pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Ciro de-
dc.contributor.referee2IDCASTRO, Ciro; CASTRO, Ciro dept_BR
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8163-5187pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980627790311068pt_BR
dc.contributor.referee3Estrela, Abraão Abreu-
dc.contributor.referee3IDESTRELA, Abraão Abreupt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602191549051342pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo faz um breve panorama das principais abordagens teóricas dos educadores musicais do século XX, fazendo uma reflexão sobre os métodos ativos em educação musical. Investiga como ocorre a aprendizagem musical da criança na fase de alfabetização escolar, por meio dos componentes que orientam o processo de ensino-aprendizagem musical, apresentando as diferentes modalidades organizativas do ensino que favorecem as práticas musicais no contexto educativo. O objetivo geral do trabalho é compreender o processo de ensino aprendizagem musical de crianças de 6 a 7 anos de idade no período da alfabetização escolar, a partir da utilização dos métodos e metodologias que orientam o fazer musical, valorizando a literatura infantil, os poemas, os sons, desenhos e canções. A metodologia aplicada é de estudo bibliográfico integrado à pesquisa qualitativa da observação participante da prática pedagógica em uma turma do 1º ano do ensino fundamental, na UEB Poeta Gonçalves Dias, escola da Rede Municipal de Ensino. Propõe propostas musicais que auxiliam o trabalho com música nas salas de alfabetização: o ambiente alfabetizador e os conteúdos musicais por meio das histórias, dos poemas, das canções e do desenho infantil que contribuem na aprendizagem musical de crianças de 6 a 7 anospt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Luis Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais – CECENpt_BR
dc.publisher.initialsUEMApt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagem; Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Música - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA -LUISIANE CRISTINA SÁ DE ALMEIDA - CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA CECEN UEMA 2019.pdfPDFA791.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.