Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/3514
Título: O ensino de história durante a pandemia: uma análise a partir do IEMA – UP Rio Anil
Título(s) alternativo(s): History teaching during the pandemic: an analysis from the IEMA – UP Rio Anil
Autor(es): Barbosa, Aurinete Ferreira
Orientador: Barros, Antonio Evaldo Almeida
Membro da Banca: Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Membro da Banca: Ribeiro, Jakson dos Santos
Data do documento: 2021-08-27
Editor: Universidade Estadual do Maranhão
Resumo: Devido à pandemia do Novo Coronavírus, surgiu a necessidade de um plano de ensino remoto em caráter de emergencial. O trabalho teve como objetivo analisar o ensino de História na Instituto de Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA – UP Rio Anil, nas turma do 1º anos do Ensino Médio. O interesse por essa pesquisa surgiu durante o estágio curricular, que ocorreu de forma remota, foi quando me deparei com os desafios e as dificuldades dos alunos e professores nesse novo processo de ensino-aprendizagem. Durante o período de isolamento as aulas presenciais foram suspensas, o professor se utilizou de alguns recursos para que as aulas remotas tivessem a mesma qualidade que as aulas presenciais. A metodologia utilizada para essa pesquisa foi bibliográfica, realizadas em livros e artigos que tratam sobre o assunto e o instrumento para coleta de dados foi o questionário via Google Forms. O resultado da pesquisa possibilitou perceber que os alunos reconhecem a dificuldade causada pela pandemia nesse processo de aprendizagem e também da importância do professor como mediador nesse processo de ensino durante as aulas remotas e das metodologias ativas utilizadas para auxiliar no aprendizado do aluno.
Resumo: Due to the new coronavirus pandemic, the need for an emergency remote education plan arose. The study aimed to analyze the teaching of History at the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IEMA - UP Rio Anil, in the 1st year high school class. The interest in this research emerged during the curricular internship, which took place remotely, it was when I came across the challenges and difficulties of students and teachers in this new teaching-learning process. During the isolation period, the in-person classes were suspended, the teacher used some resources so that the remote classes had the same quality as the in-person classes. The methodology used for this research was bibliographical, carried out in books and articles dealing with the subject and the instrument for data collection was the questionnaire via Google Forms. The research result made it possible to realize that students recognize the difficulty caused by the pandemic in this learning process and also the importance of the teacher as a mediator in this teaching process during remote classes and the active methodologies used to assist in student learning.
Palavras-chave: Ensino de História
Covid-19
Ensino Remoto
Metodologias Ativas
História
Maranhão
Sala de aula invertida
Ensino Híbrido
History Teaching
Remote Teaching
Active Methodologies
History
Flipped classroom
Hybrid Teaching
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em História - CECEN - UEMA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - AURINETE FERREIRA BARBOSA - HISTÓRIA UEMA 2021.pdf539.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.